Do Portal IG

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) confirmou o desligamento da Secretária de Radiodifusão Vanda Jugurtha Nogueira do cargo na terça-feira (2). A advogada estava à frente da secretaria desde 2016, sendo nomeada pelo ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. A portaria do MCTIC publicada no Diário Oficial da União ontem designa o ex-assessor especial do ministro Gilberto Kassab, Moisés Queiroz Moreira, para o cargo de secretário substituto de Radiodifusão.

A exoneração da secretária de Radiodifusão do cargo acontece em meio a denúncias de corrupção ativa e passiva, além de favorecimento e adulteração de sistema em favor de várias empresas e fundações, tais como Fundação Muller, Fundação Bartholomeu, Fundação Comendador Avelar Pereira de Alencar, Fundação de Fátima e Emmanuel Telecomunicações LTDA, segundo apontam alguns blogs e fontes internas.

Inclusive, algumas dessas fundações estão sendo investigadas pelo MP por explorar atividade comercial ao invés de cumprir os objetivos sociais e educativos. Na época em que a advogada assumiu o cargo, seu nome ainda foi vinculado a processos no ministério envolvendo a TV Schappo e o Sistema Alagoano de Radiodifusão. Em 2001, a Schappo, rede ligada ao ex-deputado federal João Caldas, chegou a oferecer mais de R$ 16 milhões (em valores da época) por uma concessão de TV em Jundiaí (SP).