delegacia de serra talhada

 

Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

Enquanto é mantido o impasse entre Governo de Pernambuco e a Polícia Civil, um verdadeiro caos administrativo tem se instalado em várias delegacias do Estado. Em Serra Talhada não poderia ser diferente. Atualmente, quem procurar a delegacia local só vai encontrar delegados por lá dois dias na semana. A falta vem comprometendo diversos serviços, inclusive, o trabalho da Polícia Militar, que tem levado ocorrências para a circunscrição, mas não encontrado o suporte necessário para a continuidade das diligências. A situação chegou ao ponto de criminosos pegos aqui terem que ser levados para delegacias de municípios vizinhos. Em certos casos, alguns estão sendo liberados.

Foi o que aconteceu nesta terça-feira (21), quando a PM deteve dois homens por tráfico de drogas no início da tarde mas, levados à delegacia, acabaram sendo devolvidos à sociedade. Ainda nesta terça, cerca de dez pessoas tentaram registrar boletins de ocorrências na Delegacia local e não conseguiram devido a ausência de delegado. “A competência para tipificar o crime é do delegado e precisamos dos delegados para dar continuidade aos B.O.s”, justificou o comissário Cornélio Pedro da Costa, em conversa com o FAROL.

Ele explica que os delegados agora só estão trabalhando em regime de plantão. “Isso faz parte da orientação do sindicato, porque acabou a escala de expediente. Só funcionamos em plantão até que o governo nos dê uma sinalização coerente com nossa causa, que é melhorar a nossa estrutura de trabalho. Por isso está essa bagunça mesmo. O caos está instalado aqui”, confirmou o policial, lembrando que tudo começou quando a categoria, em protesto, negou-se a cumprir o PJES (Programa de Jornada Extra de Segurança).

PROBLEMAS SE AGRAVAM

Outro grande problema que tem alimentado o caos na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada é a recusa, por parte de delegados dos municípios vizinhos, em receber diligências de outra circunscrição. “Como a PM chega aqui e não encontra delegado, entramos em contato com outras delegacias para ficar com o caso, mas estão se negando a assumir ocorrências que não sejam de suas cidades”, relatou Cornélio Pedro. Por isso, muitos crimes não estão encontrando resolutividade na Capital do Xaxado.

A situação na Delegacia de Serra Talhada agravou-se ainda mais, nos últimos dias, porque alguns delegados tiraram licenças ou férias. “Um deles se negou assumir a escala de expediente. Outra tirou licença para tratar da saúde e dois estão de férias”, comentou Cornélio, explicando: “Ou seja, ficaram apenas dois delegados atendendo em regime de plantão e, por isso, trabalham um dia e folgam três. Como não há mais delegados para suprir a lacuna deixada pelas folgas dos outros, ficou esse vácuo aqui na Delegacia”. Ainda não há previsão para que a categoria e governo entrem num consenso.