selo-farolFotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Nem todos os imigrantes que chegam a Serra Talhada têm histórias de sucesso para contar. O português Armando Farpa, 41 anos, está desde 2009 no Brasil, mas chegou há 4 meses na Capital do Xaxado. O FAROL conversou com Silvana Maria da Silva, 40 anos, técnica de enfermagem, moradora do bairro Ipsep, onde o europeu está hospedado. De acordo com Silvana, após meses procurando trabalho Armando começou a entrar em depressão e busca voltar para Portugal. A serra-talhadense está vendendo rifas para juntar o dinheiro da passagem.

“Ele é da cidade do Porto, tem duas filhas lá, uma de 12 anos e outra de 18. Veio para o Brasil em 2009 porque conheceu uma pessoa em Fortaleza, tentou um relacionamento só que não deu certo e depois disso ficou vagando por várias cidades de Pernambuco. Eu o encontrei em Recife e veio morar comigo no mês de novembro. Ele chegou aqui e colocamos currículo em vários lugares, mas até hoje não foi chamado e devido a isso está tendo um quadro de depressão profunda. Não se alimenta e fala toda hora que quer morrer”, relatou emocionada.

Em conversa com o FAROL, Silvana destacou que Armando já trabalhou como professor de inglês, foi soldador e trabalhou com serviços de informática, mas seu bom currículo não foi suficiente para superar o aumento do desemprego no país. Segundo ela, a família do europeu também não pode ajudá-lo a voltar para casa.

“Não temos condição de mandar ele de volta. Ele estava vivendo de forma precária, em outras cidades que esteve ele passou fome e eu fui orientada a fazer ele voltar para Portugal, até devido a sua situação no Brasil. Qualquer coisa que acontecer o consulado pode vir até mim. A passagem está R$ 2.800, estamos arrecadando o dinheiro e estou vendendo uma rifa para ajudar. Quem puder pode entrar em contato pelo telefone (87) 9 9811-3710”.

DSC_0054DSC_0039

Armando Parma, tem 41 anos e é natural da cidade do Porto 

armando-parma

Sem trabalho, Armando parou de se alimentar e está debilitado

20160319_231002