seguro -safraAgora o caldo entornou de vez entre o Sindicato dos Trabalhadores de Serra Talhada e o governo Luciano Duque. Após denunciar que a prefeitura se encontrava inadimplente com o Seguro-Safra, impedindo que mais de 4 mil agricultores recebam benefícios do governo federal (relembre), a Secretaria de Agricultura enviou nota ao FAROL (leia), afirmando que não há inadimplência porque as parcelas ainda estavam dentro do prazo de pagamento (30/11 e 30/12).

Nessa sexta-feira (11), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  (STR), Flaviano Marcos (Fabinho), informou que falta conhecimento ao governo Duque e as parcelas precisam ser pagas até o dia 18 de novembro.

“Tem um calendário para todo estado que são divididas em seis parcelas: a primeira em 28 de Fevereiro,  28 de Março, 28 de Abril, 4 de Maio 5°, 28 de Junho e  28 de Julho”, disse o sindicalista, rebatendo os argumentos do secretário de Agricultura, Ercílio Ferrari, de que as parcelas estavam para vencer no final de novembro e dezembro.

“Em 16 de Agosto os trabalhadores ocuparam a Secretária de Agricultura do Estado, pedido para o governo pagar sua parte, mas o governo do estado pagou sua parte no dia 06 de junho, possibilitando àqueles municípios que pagaram suas parcelas até 10 de outubro, que tiveram perca de 50% da produção, recebam os  R$ 850  em cinco  parcelas de  R$ 170. Em Serra Talhada o total é de 4.577 agricultores”, disparou Fabinho, reprovando os boletos da Caixa Econômica Federal apresentados como provas pelo secretario Ferrari. “A Caixa não tem incumbência com relação a prazos do Garantia Safra,
pois se não for pago os agricultores ficarão de fora da próxima safra”.

Mesmo assim, Fabinho do Sindicato acredita no bom sendo do governo municipal, mas não descarta a ocupação da sede da prefeitura como foi decidido em assembleia na última segunda-feira (7).

“Acredito no compromisso da prefeitura em pagar até dia 18. Eu acredito que vai ser cumprido e tudo será resolvido. Mas o Sindicato continuará firme na defesa da categoria com sempre fez”.