Em abril, O FAROL DE NOTÍCIAS conversa com o empresário e ex-vereador Faeca Melo, de 47 anos. A entrevista faz parte da série Prefeituráveis, que teve início no mês de março com a participação do vereador e pré-candidato Paulo Melo. Nossa vontade é conhecer o mínimo de intenções, num breve bate-papo, das pessoas que pretendem atingir, nas eleições de 2012, o objetivo de chegar ao cargo de chefe do executivo municipal. Eleito vereador em 2004, com 1220 votos, João Rafael de Melo, o Faeca, foi também cadidato a vice-prefeito no pleito de 2008, ao lado de Geni Pereira, com apoio do grupo Augusto César. Atualmente sem partido, Faeca demonstra convicção pela escolha de governar Serra Talhada. Segundo ele, só Deus pode frear a escolha do povo. Confira a conversa!

FAROL DE NOTÍCIAS – Por que você pretende se candidatar a prefeito de Serra Talhada?

FAECA MELO – Eu já fui candidato a vereador. E fui o mais votado na cidade no ano de 2004. Eu já tenho 47 anos, sou cidadão serra-talhadense, acompanho a situação do município e, por isso, me acho preparado para fazer uma administração municipal. Quem está de fora vê melhor, então eu enxergo muitas coisas que precisam ser feitas em Serra Talhada. Espero que o povo reconheça isso. Então, conversando com a minha família, amigos, alguns partidos, algumas lideranças políticas que estão dizendo que vão ficar comigo eu tomei essa decisão. Mas, política muda toda hora e a todo momento. Então, neste momento, eu sou pré-candidato.

FN – Você e o ex-prefeito Geni Pereira estão no mesmo grupo político. Pode haver o retorno de uma chapa Geni/Faeca, agora, pelo grupo do deputado Inocêncio Oliveira?

FM – Tudo é possível. Pode-se até se repetir a chapa de 2008. Mas ninguém tem certeza. Geni está procurando um partido para ele. Eu estou sem partido, vou procurar um partido para mim também. Então a gente vai sentar numa mesa redonda, não só eu e Geni, mas junto com as lideranças e outros grupos para a gente definir o melhor perfil para administrar Serra Talhada. Pode surgir não só com ele (Geni), mas com outros nomes que estão surgindo aí. Eu não sou um empecilho para o desenvolvimento de Serra Talhada, eu quero ajudar. Portanto, coloco o meu nome na cabeça para ser candidato a prefeito.

FN – Caso você não seja escolhido pelo seu grupo, qual será o seu caminho no cenário político municipal?

FM –Geralmente, quando temos um grupo político, independente de ser escolhido ou não, a gente contina com a aquele grupo, para ficar uma política coesa, de fidelidade. Para lhe ser sincero eu não sei, não posso afimar qual o meu grupo político hoje. Eu tenho muita afinidade com Sebastião Oliveira, com Geni, desde 1982 que eu voto em Inocêncio Oliveira, inclusive, hoje, o PR não tem nenhum pré-candidato na majoritária atualmente. Eu tenho afinidade com muita gente aqui, não tenho nenhum inimigo político dentro de Serra Talhada. Por incrível que pareça, eu sou um cara light, vivo um pensamento cordial e um pensamento democrático. Para dizer o que? Vamos fazer a administração melhor para Serra Talhada. Eu participei dos dois grupos, fui eleito no grupo de Inocêncio Oliveira em 2004, em 2008 eu participei do grupo de Augusto César. Inclusive eu tiro o chapéu para ele como político, admiro muito Augusto César, não tenho nada contra, me aceitou lá no grupo dele sabendo minhas inenções futuras, mas não tem problemas nenhum, ele também pensa o bom para Serra Talhada, como Sebastião, Inocêncio, o próprio prefeito Carlos Evandro, Geni, eu, e outros candidatos. Nós vamos fazer o máximo possível para fazer uma boa administação. Não que dizer que se o grupo não me apoiar eu rache com ele. Vamos sentar, usar a coerência e vamos fazer o melhor par Serra Talhada. Eu espero que me escolham, por que minha idade já está ficando ultrapassada (risos).

FN – Então você se sente preparado para governar Serra Talhada…

FM – …Eu me acho preparado como cidadão serra-talhadense e como administrador para administrar Serra Talhada, com tranquilidade, sem más intenções.

FN – Qual a mensagem você deixa para os internautas do FAROL DE NOTÍCIAS?

FM – Eu quero que os leitores do FAROL DE NOTICIAS e o povo de Serra Talhada, principalmente, que pensem, analisem com carinho, vejam o perfil de cada candidato, independente quem seja, para fazer uma boa administração nos próximos anos. Serra Talhada é uma cidade que está crescendo todos os dias, na parte civil, na parte social, de saúde, educacional, então vejam com bons olhos e botem uma pessoa que tenha peito, coragem e que bote Serra Talhada para frente, que infelizmente, ainda, está desejando ser feita muita coisa. A cidade cresceu muito, principalmente no polo educacional, e no polo médico, então nós temos que fazer um trabalho coeso para adminstrar Serra Talhada. Faltam muitas e muitas ruas no município para serem calçadas e saneadas, o centro da cidade está um absurdo, um pouco de crítica construtiva… então eu me acho preparado para administrar Serra Talhada, por que eu convivo aqui há 47 anos e sei os defeitos que a cidade apresenta. Não compensa eu dizer agora os defeitos de Serra Talhada senão a gente passa três dias sentados aqui. O trânsito do município hoje está um caos. Eu me sinto preparado, com certeza absoluta, para admnistrar o Serra Talhada. Logicamente que com isso eu tenho que contar primeiramene com o apoio do povo, pois o povo quando quer só Deus pode pará-lo. Então se a vontade do povo for isso, vamos melhorar Serra Talhada. O meu pensamento é esse.

Assista a um trecho da entrevista.