Com informações do fdr
Pago pela última vez em 2019, o 13º salário do Bolsa Família sempre volta a ser pauta com a aproximação do fim de cada ano. Porém, infelizmente para os titulares do programa, a volta do pagamento não está prevista para acontecer em 2024.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A justificativa do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é que por se tratar de um programa de assistência social, ele não segue regras aplicadas a salários ou benefícios previdenciários.
13º do Bolsa Família é pago a um grupo exclusivo
Apesar de não ser uma medida oficial a nível nacional, o Estado de Pernambuco é o único do Brasil que paga o 13º salário a quem recebe o Bolsa Família. Para receber, os beneficiários precisam atender a requisitos específicos que os qualificam ao benefício adicional.
É necessário residir em Pernambuco, não ter vínculo empregatício formal e ter sido beneficiário do Bolsa Família por, no mínimo, seis meses durante 2023. Além disso, a atualização no Cadastro Único é fundamental. Neste ano, o valor extra é de R$ 150.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Por que o Governo Lula não regulamenta o pagamento do 13º do Bolsa Família?
Devido a limitações financeiras e orçamentárias o 13º do Bolsa Família não será pago em nível nacional. O custo de um pagamento extra impactaria significativamente as contas públicas, exigindo ajustes no orçamento do programa.