políciaO sub-comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Marcondes, confirmou o pedido de 35 policiais para cobrir o Carnaval do Recife e Região Metropolitana feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) ao grupamento em Serra Talhada. O batalhão, que possui cerca de 350 homens, já vem sofrendo com a falta de efetivo e viaturas para dar conta da sua área de abrangência, que é de sete municípios, incluindo Serra Talhada, mais os seus respectivos distritos.

No entanto, de acordo com sub-comandante, falando à rádio Cultura FM nesta quarta-feira (26), o batalhão não deve ser drasticamente afetado pela mudança, pois foi solicitado pelo comando também um reforço de 30 homens que deverão se dividir no acompanhamento dos festejos no polo de Serrinha, na zona rural da Capital do Xaxado, e no município vizinho de Triunfo.

Em tese, a região ficaria com cinco PMs a menos durante o período carnavalesco. Major Marcondes adiantou também que o batalhão está preparando uma grande operação para conter a onda de insegurança que tem crescido na cidade, após assassinatos em série, roubos, furtos e assaltos registrados nos últimos meses.

“Realmente houve a determinação para encaminhamento de policiais do interior para a Capital, Recife. E daqui do 14º BPM estão seguindo 35 policiais, mas o comando – atendo a essa situação – já solicitou à diretoria, que fica em Petrolina, o remanejamento de outras unidades e 30 policiais para compor o efetivo daqui e acompanhar o Carnaval, principalmente, aqui na região de Triunfo e no polo de Serrinha, em Serra Talhada”, adiantou o sub-comandante, major Marcondes.

“A sociedade de Serra Talhada é muito politizada e deve cobrar os seus direitos de segurança às instituições públicas. A Polícia Militar está atenta a essa onda de homicídios que vem acontecendo, um fato que surpreendeu a todos. O comandante (Wanderley Carvalho) já marcou uma reunião de urgência com todos os oficiais para montarmos uma estratégia para corrigirmos esse fato atípico que está acontecendo em Serra Talhada”, garantiu.