O Comando do 14º BPM em Serra Talhada, enviou nota à redação do Farol, nessa quinta-feira (31), contestando um parágrafo de uma matéria sobre os casos de arrombamentos e furtos durante o ano em Serra Talhada (leia aqui).

Agora leia na íntegra a nota enviada pelo 14º BPM:

“Venho, por meio desta nota, prestar à sociedade esclarecimentos acerca de equívocos publicados na matéria denominada “Sem controle: batedores de carteira agem no centro de Serra Talhada”, publicada neste veículo de impressa, aos 31 de outubro do ano corrente.

Na mencionada matéria, é veiculado, logo em sua introdução, que: “Se por um lado houve uma redução no números de homicídios em Serra Talhada, em relação ao mesmo período do ano passado, por outro cresce os números de furtos e arrombamentos em todos os bairros da capital do xaxado.”.

Ocorre que se trata de uma premissa falsa, à qual a matéria parte. Segundo a Secretaria de Defesa Social, bem como todas as suas operativas, que trabalham com dados estatísticos oficiais, no 3° trimestre do ano em curso, a área dos AIS 21 teve uma redução em crimes violentos letais intencionais – CVLI de 21%, e em crimes violentos contra o patrimônio- CVP de 45%. Só na cidade de Serra Talhada, houve uma redução em CVLI de 33% e em CVP de 53%, conforme dados estatísticos do Painel PPV da SDS sistema QlikView.

Somente esse mês, até a presente data (31/10/2019), a área da AIS 21 teve uma redução em CVLI de 83% e em CVP de 79%. Na cidade de Serra Talhada tivemos uma redução em CVLI de 100% e em CVP de 87%, conforme os dados estatísticos oficiais do Estado.

O Jornalismo traz consigo um peso social importante: ser canal entre a sociedade e o poder (Estado). Cabe ao profissional colaborar para a construção de uma sociedade mais desenvolvida, refletindo os fatos sociais com a verdade e equanimidade. Muito mais do que simplesmente informar, tem-se o desafio de formar e conscientizar os cidadãos sobre a realidade.

TC WASHINGTON
CMT DO 14º BPM