Publicado às 05h20 desta quarta-feira (23)

O mês de novembro em Serra Talhada será tomado pela cultura pernambucana e brasileira com a realização do 14º Encontro Nordestino de Xaxado que acontece nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro na Estação do Forró. A programação está recheada com apresentações de grupos folclóricos, oficinas de Xaxado, apresentações musicais, cinema, feira de livros e artesanatos.

Grupos de todo o Nordeste e outras regiões do país, como o Norte e o Sul, virão a Capital do Xaxado após passarem pela seleção da convocatória a nível nacional, com mais de quarenta grupos e companhias inscritos. Representares da cultura do Sergipe, Alagoas e Paraíba também integram os cinco dias de apresentações.

O 14º Encontro Nordestino de Xaxado também contará em sua programação uma sequência de shows com artistas serra-talhadenses e pernambucanos consagrados, como Henrique Brandão, Adiel Luna, Assisão, Mestre Baixinho dos Oito Baixos e Ricco Serafim e Cesar Amaral. A ação cultural tem o Incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

NOVIDADES

Para este ano, Cleonice Maria e seus cabras trarão novos grupos e culturas para participar do encontro. Um dos grupos inéditos é o Böhmerlandtanzgruppe – “Grupo de Danças Terra da Boêmia”. Fundado em 19 de julho de 1987 na cidade Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, tem por objetivo valorizar e difundir a cultura trazida pelos imigrantes boêmios às comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe.

Com 100 integrantes divididos em cinco categorias é um reduto cultural que fortalece os vínculos comunitários, bem como propaga a cultura germânica através da dança e do teatro. Com um vasto currículo de apresentações no Brasil e no exterior, destacamos Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Ceará, Japão, EUA, Argentina, Canadá, Alemanha e República Tcheca.

Assim como a presença da Companhia de Danças Populares Txai, uma das maiores atrações turísticas da cidade de Fortaleza, no Ceará. Fundada a 11 de Setembro de 1999, hoje tem 29 integrantes, entre músicos e bailarinos, foi criada com o objetivo de pesquisar e desenvolver os diversos aspectos da cultura popular brasileira. Sob a direção de Lairton Guedes, coreógrafo premiado pela ABIQUA.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14º Encontro Nordestino de Xaxado