Foto: Álvaro Severo
Publicado às 06h05 desta quinta-feira 916)
Com o objetivo de discutir os impactos das mudanças climáticas sobre o bioma Caatinga, único exclusivamente brasileiro, e organizar iniciativas em prol da conservação deste ecossistema, o Sesc Pernambuco em parceria com Instituto Socioambiental Serra Grande, realizam nos dias 26 e 27 de novembro, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a 1ª Conferência Caatingueira do Clima – Semeando o Futuro e Cuidando do Presente.
O evento acontece na sede do Instituto no dia 26, e no Centro de Educação Ambiental Caatinga (CEA) do Sesc, no dia 27. A entrada é a doação de 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado ao Mesa Brasil Sesc.
Com debates, apresentação de trabalhos científicos/sociais, Feira de Economia Solidária, exposição, atividades culturais, entre outras ações, a programação propõe reorientar a agenda climática local por meio do diálogo, apontar compromissos e unir esforços para reduzir os efeitos negativos das mudanças climáticas sobre a Caatinga e maximizar os potenciais da região.
O período para a realização da Conferência foi escolhido em alusão à Conferência das Partes (COP – Conference of the Parties) da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que este ano reúne representantes de todo o mundo em sua 28ª edição, de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.
As inscrições para participar da Conferência podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/UrugDapHLHdfcjmbA. Para quem deseja submeter trabalhos científicos/sociais para apresentação, o prazo é até o dia 18 de novembro, acessando o link: https://forms.gle/JuZh5JKNz9dogGgj9.
Haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados e certificado de participação para os participantes do evento. A Conferência conta com o apoio da Make I, ETECNA, PET-Biologia (UFRPE/UAST), Nuca e parceria do It’s Now, UNICEF, Fundação Avina, IBAMA, APOINME, CPT, CEPAN, Instituto Agir Ambiental, Vale São José – Centro de Estudos, Sebrae, UFRPE/UAST, UFPE, Governo do Estado de Pernambuco e Agência Municipal de Meio Ambiente.
A programação completa está disponível no site do Sesc: www.sescpe.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 99738-0648.
Programação:
Dia 26 de novembro
Local: Instituto Socioambiental Serra Grande (Sítio Barreiros)
8h às 8h30 – Recepção, abertura e apresentação cultural;
8h30 às 9h30 – Atividades de cuidado com o bioma Caatinga; Soltura de aves (participação: Cetras Tangara); Demonstração de técnicas de controle de incêndios florestais (Participação: IBAMA, PrevFogo);
9h30 às 10h30 – Roda de conversa no tema “O Papel do Protagonismo Juvenil na Conservação da Caatinga” (Convidados: IBAMA, PrevFogo, CPRH, CETRAS Tangara, Sesc, UFRPE/UAST, UFPE, NUCA, ETECNA, sociedade civil e demais interessados);
10h30 às 10h45 – Coffee-break;
10h45 às 12h – Semeadura de espécies nativas da Caatinga, no viveiro de mudas;
18h30 às 19h – Ritual cultural de celebração da Caatinga;
19h às 20h – Cine Caatinga;
20h às 22h – Apresentações culturais com poesia e música: Elis Almeida, PC Silva e convidado.
Dia 27 de novembro
Local: Sesc Serra Talhada (Av. Vicente Inácio de Oliveira – Bom Jesus)
8h às 8h30 – Recepção e Credenciamento;
8h30 às 9h30 – Abertura e apresentação cultural; Mesa de situação: Desertificação e conservação da Caatinga frente
às mudanças climáticas (Instituições convidadas: Secretaria de Combate à Desertificação, Comissão Estadual de Meio Ambiente, SEMMA, CPRH, IBAMA, APAC, UFRPE, Instituto Florestar, CECOR, ADESSU, Centro Sabiá, MST, Projeto Dom Quixote, lideranças e grupos locais (MST, MDA), Fetape e Sindicato, sociedade civil,
Sebrae e Diaconia)
9h30 às 10h – Coffee-break;
10h às 11h – Debate em Grupos de Trabalho (GT): Simulação de discussão baseada na COP da ONU;
11h às 12h – Apresentação de breve relatoria dos Grupos de Trabalho (GT);
14h às 17h – Feira de exposição de projetos científico/acadêmico/técnico/popular; Feira de Economia Solidária: MST, Coletivo Luli, Maria’s artesãs, comercialização de produtos locais da agricultura familiar e artesanato; Exposição e experiência multicultural (participação: Arte em Movimento de Serra Talhada); Relato de jovens com atuação no tema do evento.
17h30 – Premiação dos melhores trabalhos;
18h às 19h – Circuito Tela Verde: Exibição de curta metragem e debate de encerramento.