Publicado às 17h30 desta quinta-feira (8)

Uma criança de 8 anos, moradora da AABB, em Serra Talhada foi transferida na última segunda-feira (5) para uma UTI em Recife com sintomas característicos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19.

Após três dias na unidade de tratamento intensivo, ele deixou o setor nesta tarde, e já foi transferido para o quarto, onde dará continuidade ao tratamento. Em conversa com o Farol, familiares disseram que o diagnóstico da SIM-P foi confirmado pelos médicos da capital pernambucana.

No entanto, o garotinho havia sido testado em Serra Talhada e negativado para o novo coronavírus. A notícia pegou de surpresa pais e demais familiares do menor. O Farol conversou com Karla Milena, diretora da 11ª Geres (Gerência Regional de Saúde).

Veja também:   Jovem é morto a facadas no polo da folia

Ela afirmou que o primeiro caso de SIM-P já foi registrado aqui na regional, numa criança da cidade de Flores, que já está curada. “Já temos o 1° caso na regional no município de Flores, uma criança de 7 anos que se recuperou. Este [em Serra] é o 2° caso da regional, mas o 1° de Serra Talhada”, disse a gestora. Apesar disso, Karla afirmou que a Geres ainda não foi notificada oficialmente.

“Porque até agora não recebemos nada. A ficha de notificação vai do Hospital São Vicente para a Secretaria de Saúde de Serra Talhada”, explicou. O Farol entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que disse que está acompanhando o caso e que ainda não teria confirmação da família sobre o diagnóstico da SIMP-P.

Veja também:   Sobe para 227 casos de coqueluche em PE

FIQUE POR DENTRO

Os dois primeiros casos de SIM-P em Pernambuco foram divulgados em agosto, com as mortes de duas meninas moradoras do Recife. A primeira tinha 11 anos e a segunda, 1 ano e 11 meses. Atualmente, o estado soma 23 casos. A Síndrome acomete crianças e adolescentes que já tiveram contato com o vírus.

A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A confirmação da síndrome geralmente ocorre de forma retrospectiva, porque a notificação foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde começaram a fazer um resgate dos casos que podem se enquadrar com a doença.

Veja também:   No rádio, Fonseca Carvalho analisa lista de nomes cotados a vice-prefeito na chapa do PR