duque risadaFalando à rádio Folha de Pernambuco nessa terça-feira (23), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, sinalizou que deve jogar pesado, especialmente, com o funcionalismo público. O gestor admitiu que vai enfrentar dificuldades, mas proporá negociação de salários com a categoria de professores, além de cortes com despesas e pessoal em várias pastas. O gestor disse que estava prevendo um ano difícil, devido o baixo crescimento econômico do país, e que isso afetará as gestões das prefeituras.

Entre as principais medidas duras, Luciano adiantou a diminuição do quadro de pessoal e da queda de investimentos com recursos próprios. “Até porque assumimos compromisso com a Câmara de Vereadores de implantarmos o orçamento impositivo”, disse o prefeito, sem esquecer de jogar a culpa no legislativo.

Ele falou também sobre despesas de custeio e de racionalizar as estruturas da máquina pública sem prejudicar os serviços. “Vamos ter dificuldades nas negociações salariais com a categoria dos professores. Mas creio que iremos encontrar o caminho do equilíbrio fazendo com que a governança possa ultrapassar este período de dificuldades”.

O prefeito entra 2015 com o mesmo discurso de dificuldade financeira tão repetido em 2013 e 2014. Duque lembrou ainda que teve uma reunião com o seu secretariado nos últimos dias para informar da necessidade de corte de receitas. “Encerramos a reunião numa perspectiva de cortes de receitas pois temos que partir para o realismo”, disse, alegando que busca atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Na gestão temos que ter um pouco de cuidado porque a maioria dos municípios estão no limite da LRF. Isso nos preocupa muito e temos que apertar o cinto. A gente vê a presidenta (Dilma) falar em medidas duras e a gente tem que se preparar para este novo momento da economia do País”, argumentou.