Paulo CésarPaulo César é jornalista no FAROL, historiador e escritor 

Enfim chegou 2016! Um ano novo, com o FAROL de cara nova, mas com muitos dilemas políticos e sociais ainda pendentes de 2015. Só depois do carnaval ou semana santa, teremos o desfecho do pedido de impeachment de Dilma. Até lá, pode ser que Cunha caia, ou uma nova conta dele surja em outro paraíso fiscal. O bom era que ele e outras almas sebosas fossem logo presos.

Não será surpresa a revoada de políticos em busca de uma sombra maior – uma tetinha da vaquinha cheia de leite – no final da janela de filiação partidária. O troca-troca de partidos vai ser intenso, inclusive aqui em Serra Talhada. Em ano de eleições tudo pode acontecer.

Na nossa cidade, o pleito municipal é o principal foco de discussões nas redes sociais, sendo que o principal personagem é o agora folclórico Luciano Duque, o prefeito sorriso. O prefeito que em 2015 fez a travessia contrária ao discurso que adotou em 2012, buscou se fortalecer cooptando adversários, ao mesmo tempo que renegou aliados de primeira hora.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

O jogo de Duque é contraditório, já que fortaleceu a oposição ao romper com Dr. Nena, o vereador Dedinha Ignácio e a vice-prefeita Tatiana Duarte. Ao longo do ano, ele não conseguiu reverter a rejeição a sua gestão que sempre esteve na casa dos 50%, uma margem muito alta para um prefeito que almeja ser reeleito.

No apagar das luzes do ano que se passou, ele tentou, sem sucesso, uma aproximação com o secretário Sebastião Oliveira. E mesmo que a união entre Lulu e Sebá fosse confirmada, ainda assim, a reeleição é algo improvável, já que Sebastião não conseguiria transferir o seu capital eleitoral para Duque. Lembrando sempre, que o eleitor de Sebastião é anti-duque, e por isso mesmo, seria muito difícil explicar essa união para a sociedade.

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

A saída para Luciano é caseira. Primeiro, tem que deixar de ouvir a sua ‘equipe do mal’. Segundo, deixar de publicar fotos cômicas nas redes sociais, criando assim, uma imagem de estadista, e não de político “arroz de festa” e “papagaio de pirata”. E o terceiro e principal desafio, é recuperar a credibilidade junto aos 23.114 cidadãos e cidadãs que depositaram nele o voto de confiança em 2012.

Para isso, é preciso fazer uma reforma administrativa, excluir o secretário que não trabalham,  buscar dialogar com os movimentos sociais e com as comunidades urbanas e rurais. Fechar logo um acordo com o deputado Augusto César. Augusto é um político experiente e poderá dar boas dicas ao petista.

Já na oposição. É preciso ter mais humildade, o ego e a vaidade estão acabando com as oposições. Essa história de dezenas de pré-candidato, só beneficia o prefeito. Para resolver isso, é preciso que Sebastião ocupe de fato e de direito o seu papel de líder, assim como fazia Inocêncio Oliveira.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

Para o bem ou para o mal, as eleições deste ano mexerão com a adrenalina da cidade, mudando os hábitos e a rotina de um povo que adora falar de política. Sendo que, inúmeras notícias exclusivas, serão dadas em primeira mão pelo responsável e o novo portal do Farol de Noticias.

 

Um forte abraço e um feliz 2016!