Do G1

Irlanda deve começar na terça (29) e a Holanda, só em janeiro. Na Bélgica, idoso de 96 anos foi o primeiro imunizado. Fora do bloco, ao menos outros 17 países já estão aplicando as vacinas.

Bélgica, Luxemburgo e Letônia se juntaram, nesta segunda-feira (28), à lista de países da União Europeia que já começaram a vacinar seus cidadãos contra a Covid-19. Agora, 25 dos 27 países do bloco já estão aplicando as vacinas.

Os dois que faltam, Irlanda e Holanda, devem começar na terça (29) e em janeiro, respectivamente.

Na Bélgica, o primeiro vacinado na campanha foi Jos Hermans, de 96 anos, que recebeu a primeira dose da vacina em uma casa de repouso em Puurs, 30 km ao norte de Bruxelas.

Além de Jos, mais duas centenárias foram imunizadas no primeiro dia da campanha no país: Josepha Delmotte, de 102 anos, em Mons, 80 km a sudoeste de Bruxelas; e Lucie Danjou, de 101 anos, na própria capital belga.

A Bélgica, a Letônia e Luxemburgo vão usar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que é aplicada em duas doses. Todos os imunizados nesta segunda (28) receberão um reforço daqui a 3 semanas.

O imunizante usa a tecnologia de RNA . A vacina foi a primeira do tipo a entrar no mercado.

A vacina da Moderna para a Covid, aprovada pouco depois da candidata da Pfizer, usa a mesma técnica para induzir a proteção contra a doença.

A Alemanha, a Hungria e a Eslováquia iniciaram a imunização um dia antes, no sábado (26), e a Irlanda deve começar na terça (29).

Já a Holanda terá que esperar até 8 de janeiro. Segundo o jornal americano “The New York Times”, os primeiros holandeses na fila serão aqueles com 60 anos ou mais com problemas de saúde preexistentes. Em seguida virão cidadãos mais velhos sem doenças prévias – cerca de 6,5 milhões de pessoas. Pessoas saudáveis com menos de 60 anos não terão direito à vacina antes de agosto.

Contando os europeus, ao menos 42 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população – entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Costa Rica, Omã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes, Rússia, China, Arábia Saudita e Israel.

Na América do Sul, a Argentina também prevê começar a vacinação na terça (29). Na mesma data, a Alemanha pretende iniciar a aplicação da Sputnik V, a vacina desenvolvida pela Rússia contra a Covid-19.