Publicado às 03h02 desta quarta-feira (29)

A primeira pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes de Lojistas (CDL) de Serra Talhada, juntamente com o município, comprovou que a reabertura do comércio não foi o pivô do aumento expressivo de Covid-19 na cidade. Quem garante é o novo presidente da entidade, o empresário Maurício Melo. Segundo ele, ambos já estão empenhados numa nova pesquisa que está sendo realizada com testagem no comércio para acompanhar o processo de reabertura na capital do xaxado.

Em conversa com o Farol de Notícias, Maurício Melo confirmou a nova pesquisa e assegurou que os comerciantes vêm tomando todas as medidas conforme se comprometeram a seguir os protocolos ao assinarem o termo antes do início da reabertura do comércio.

“O comércio está cumprindo com todos os protocolos, inclusive eles assinaram um termo antes de reabrir se comprometendo a cumpri-los. Está sendo fiscalizado e todos eles têm cumprido os protocolos. No último levantamento que a gente fez, tanto da parte da CDL juntamente com o município, a reabertura do comércio não foi o causador do aumento dos casos aqui. Inclusive, essa semana, começamos outro também, numa parceria CDL e  município para testar todo mundo do comércio. Mas, isso aí vai demorar um pouco para testar todo mundo, vai demorar para concluir porque é muita gente,” disse Maurício.

Segundo Melo, 4.500 pessoas testadas na primeira pesquisa em apenas 4 o resultado foi positivo para o novo coronavírus. Maurício Melo também afirmou que grande parte dos novos casos são oriundos da falta de cuidado nos bairros, das festividades juninas, das aglomerações nas chácaras e devido ao aumento de testagem feito no município.

”Pelas pesquisas que a gente fez, o comércio não foi o causador não porque na pesquisa que a gente fez com, em torno de 4.500 colaboradores só apareceu 4 casos e não foi nem nas empresas que pegaram. Então foi comprovado que a abertura do comércio não é o causador desse aumento. Na verdade é mais o pessoal que não estão se cuidando, nos bairros as pessoas insistem estar sem máscara, ainda estão nas bebedeira nas chácaras, nas fazendas na zona rural e esse aumento de caso também veio depois das festas de São João e também porque aumentou os testes. Infelizmente foi onde veio ocasionar esse número de casos”, finalizou.