Da Nova Escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não foi definida até o momento e que todos os esforços são para que as provas sejam aplicadas ainda em 2021.

Veja a nota do Inep

A nota oficial foi publicada na noite de ontem, 13 de maio, após a circulação de informações de que o Enem 2021 só seria aplicado em 2022 por falta de orçamento. De acordo com o Inep, há sim orçamento para a realização do exame e que o instituto está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma.

Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. Nota do Inep sobre a aplicação do Enem 2021

Em nota, o Inep ressalta que todas as informações necessárias referentes ao Enem 2021 serão publicadas em editais, nos canais oficiais.

Até o momento, a única etapa com datas definidas no Enem 2021 é a isenção. O edital já foi divulgado e as solicitações começam na segunda-feira (17) e seguem até 28 de maio, período que será o mesmo para a justificativa de ausência.
Entenda o caso

A polêmica começou na última quarta-feira, 12 de maio, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria com as metas globais do Inep para 2021. O documento trazia apenas etapas como planejamento e preparação técnica do exame para este ano, não citando a aplicação do Enem 2021.

Na manhã de ontem, 13 de maio, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, se reuniu com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) e, na ocasião, o representante da autarquia teria confirmado aos presentes que o Enem 2021 seria realizado somente em 2022 por falta de orçamento, o que o portal UOL e outros veículos de comunicação confirmaram com a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro.

Posteriormente, o Inep encaminhou um áudio ao UOL que atribuiu a Danilo Dupas, o qual seria do momento da reunião com o CNE. A gravação a seguinte informação: “Estamos engajados para que o Enem ocorra neste ano, mas temos essas variáveis sensíveis que estamos alinhados junto ao MEC e em breve vamos alinhar com vocês [do CNE]”.

À noite, o Inep publicou em seu site oficial a nota em que informa que há orçamento suficiente para a realização do exame em 2021 e que o cronograma do exame não foi fechado até o momento, por isso, não há datas definidas para aplicação. Veja a íntegra da postagem:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.”

Mais informações pelo site do Inep e no especial Enem 2021 do Brasil Escola.