Publicado às 05h48 desta sexta-feira (26)

O secretário de Saúde, André Longo, informou, nessa quinta-feira (25) que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vai abrir chamamento público para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à Covid-19 na rede privada. O edital será publicado ainda esta semana no Diário Oficial e a contratação será por 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade. A expectativa da SES-PE é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátricos e neonatais.

Atualmente, Pernambuco conta com a maior rede pública dedicada à Covid-19 do Norte/Nordeste e a 2ª do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Ao todo, nos últimos meses, o Estado colocou em funcionamento mais de 200 leitos de UTI na rede estadual. Atualmente, a rede pública conta com 1.935 vagas, sendo 998 de terapia intensiva.

CIRURGIAS ELETIVAS – As cirurgias eletivas nas unidade de saúde, públicas e privadas, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente, estão suspensas da próxima segunda-feira (1º/03) até 12 de março.

As três regiões iniciam, a partir de amanhã, um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h, nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos. “O objetivo deste novo decreto é reforçar a capacidade de enfrentamento à Covid-19 com a perspectiva de liberação de mais leitos. Esta medida poderá ser adotada em outras regiões do Estado, caso as taxas de ocupação da rede pública e também da privada continuarem subindo”, disse André Longo.