5 dicas para a saúde cardíaca, por Dr. WaldirPor Dr. Waldir Tenório Júnior, médico cardiologista CRM-PE: 22103

Publicado às  06h44 deste domingo (26)

No momento se fala muito no COVID-19, mas não podemos deixar de lado nossa saúde cardíaca, por isso separei para vocês 5 dicas importantes para cuidar da saúde cardíaca nesses dias de isolamento social. Confira:

1. Incluir atividades físicas na sua rotina:

Uma das maneiras mais eficientes para cuidar da saúde cardíaca é incluir atividades físicas na sua rotina. Os exercícios, principalmente os aeróbicos, ajudam no controle da pressão arterial e nos níveis de colesterol. Pequenas caminhadas diárias já fazem a diferença!

Veja também:   São fatos isolados, minimiza governo sobre carnes estragadas e contaminadas

2. Uso regulamentar de medicamentos:

Está atento ao uso regular dos medicamentos prescrito pelo seu médico é de suma importância. Está sempre comprometido aos horários das medicações e não deixar de tomar.

3. Cuidado com o que consome:

Evitar alimentos industrializados, comidas gordurosas, com muito sódio ou muito açúcar faz muito bem para a saúde cardíaca. E além da alimentação, bebidas em excesso e cigarro também podem prejudicar muito seu miocárdio.

4. Evite o estresse:

O estresse está diretamente ligado ao coração. Se sua rotina, mesmo no isolamento social, for muito estressante, tente compensar isso no exercício físico. Isso porque quando nos exercitamos o corpo libera endorfina, que traz a sensação de bem-estar. Procure também fazer atividades que te tragam tranquilidade e prazer.

Veja também:   Mãe sai para passear e abandona filhos em Santa Cruz

5. Tenha boas noites de sono:

Com as preocupações diárias e várias responsabilidades muitas vezes não conseguimos manter uma rotina correta de sono. Isso prejudica a saúde no geral, e também a saúde cardíaca. Normalmente um adulto precisa de 6 a 8 horas de sono por noite, se isso não for seguido pode causar problemas ao coração.

Fique sempre atento á saúde do coração, temos algumas doenças cardíacas que além de ser fatais, são silenciosas!