Publicado às 10h30 desta quinta (2)

A foto em destaque é mais um registro da presença de Luiz Gonzaga em Serra Talhada, tendo com plateia o seu parceiro musical o poeta Zé Marcolino e o Padre Jesus. Há anos, o Farol publicou outra foto desse encontro. Apesar da imagem não ser de boa qualidade, percebe-se a relação de amizade que o ‘Velho Lua’ tinha com a cidade e com José Marcolino.

Após a trágica morte do poeta, em 20 de setembro de 1987, Luiz Gonzaga, mesmo com a saúde debilitada, veio a Serra Talhada participar de uma homenagem a Marcolino, realizada em 1988, no Ginásio Esportivo da AABB. As apresentações fizeram parte da primeira missa do poeta. Logo no início da apresentação, Gonzagão fez questão de citar o nome do Padre Jesus. Abaixo você pode ver imagens dessa apresentação histórica.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

Revista do Rádio de 1962, destacando a parceria entre Luiz Gonzaga e José Marcolino

90 ANOS DO POETA ZÉ MARCOLINO E O INÍCIO DA PARCERIA COM LUIZ GONZAGA

O sertanejo José Marcolino era um homem que valorizava as tradições nordestinas, sendo muito ligado aos cantadores e às prosas sertanejas, que foram profundamente importantes em sua vivência como homem de origem humilde.

Nasceu em 28 de junho de 1930 na cidade de Sumé, no Sítio Várzea Paraíba, lugar exuberante de sons, cheiros e cores. Inspirado na paixão pelo Nordeste, sua música falava do Cariri e do povo que habitava a região.

Diante do desejo de conhecer Luiz Gonzaga, escreveu diversas cartas ao Rei, porém nunca havia obtido resposta. Certo dia, sabendo que Gonzaga estava em sua cidade, hospedado no Grande Hotel, José Marcolino não se conteve.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

Aquele momento poderia ser a grande oportunidade para apresentar sua música a Luiz Gonzaga, foi à sua procura. Chegando ao hotel, encontra Xaxadinho, que fazia parte do trio que acompanhava Luiz Gonzaga, a quem pediu informação e, atendido com simpatia pelo tocador de triângulo, esperou a descida de Gonzaga.

O primeiro encontro foi tratado com certo desinteresse percebido por Marcolino, que de cara interrogou Luiz Gonzaga sobre o recebimento de suas cartas. O encontro não durou muito tempo e o compositor foi embora desanimado com o desenrolar da conversa.

Decorrente sua persistência, José Marcolino conseguiu com que Gonzaga lhe escutasse. Após a sua apresentação, Luiz Gonzaga, com um sorriso no rosto, perguntou ao compositor quantas músicas iria lhe dar. Respondendo com simplicidade, José Marcolino disse: umas três.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

Por fim, recebeu um abraço de Luiz Gonzaga que convidou o novo parceiro para ir com ele para o Rio de Janeiro, dando início a uma importante parceria que originou músicas como: Pássaro Carão, Sala de Reboco, Saudade Imprudente, Cacimba Nova, Serrote Agudo e etc.

No dia 19 de setembro de 1987, José Marcolino sofreu um grave acidente de carro, em Afogados da Ingazeira, vindo a falecer no dia seguinte.