Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), impetrada junto à Justiça Eleitoral de Pernambuco, começou a caminhar neste início de ano em desfavor do prefeito Luciano Duque (PT). A ação pede a cassação de diploma do petista e sua vice, a pastora Tatiana Duarte (PTC), e pode reservar grandes surpresas daqui para frente. O documento também cita o ex-prefeito Carlos Evandro, como parte representada.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o processo foi protocolado pela Frente Popular por Serra Talhada – coligação que apoiou o ex-candidato a prefeito em 2012, Sebastião Oliveira – e sofreu alteração em seu percurso, sendo movido no dia 6 de janeiro de 2014. O processo, neste momento, está à disposição da conclusão do juiz da comarca local (veja quadro abaixo).
A movimentação de processos na esfera judicial reacende a discussão sobre a tramitação de ações que possam impedir que o prefeito Luciano Duque governe. Em coletiva de imprensa, logo após as eleições, o então candidato derrotado, Sebastião Oliveira, alertara que muitas surpresas ainda iriam acontecer após o prefeito Duque assumir. Além disso, um outro processo protocolado dois meses após as eleições continua em análise da Justiça Eleitoral, mas sob segredo de Justiça.
Relembre: OPOSIÇÃO prepara queixa-crime contra ‘Carlão’ e promete atormentar Duque
No início de 2013, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi acionado duas vezes pela Frente Popular de Serra Talhada para acolher Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o atual prefeito e uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral pedindo a cassação do diploma de Duque, Tatiana Duarte e contra a então coligação petista “O Trabalho Continua”.
16 comentários em NA COLA: Processos contra o prefeito Luciano Duque avançam na Justiça Eleitoral de PE