montagem2

Da Assessoria

No solo árido do Sertão pernambucano, novas ideias estão sendo semeadas durante a programação do 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais em Serra Talhada, a 420 quilômetros da capital, Recife. Através da oferta de inúmeras oficinas, vários jovens estão tendo, pela primeira vez, a oportunidade de sonhar com um futuro melhor. É a prova que, para o sertanejo, basta apenas uma gotinha de luz para fazer brotar uma horta colorida de perspectivas, caminhos e soluções, especialmente, com ajuda da tecnologia.

É o caso do jovem Isleno Ralf, de 25 anos. Ao saber da programação do 9º Encontro ele não pensou duas vezes e disse a si mesmo: ‘esse momento é único’. Por isso mesmo não perdeu nenhuma oficina do seu interesse engajando-se nas aulas de filmagem, edição e finalização de vídeos, fotografia e tratamento de imagens, gravação e mixagem de áudio. Tudo isso sob a orientação da Produtora Coletiva PE, que tem investido na implementação e difusão de tecnologia social no Estado. “Eu pretendo a partir dessas oficinas começar a tirar todas as ideias que tenho do papel”, disse Ralf, que sonha em produzir documentários.

“Eu quero ter a capacidade técnica de registrar o meu espaço, onde transito em Serra Talhada que é na cena alternativa do rock. Então, essas oficinas já estão me ajudando muito a experimentar e a conhecer novos conceitos”. Para os instrutores que fazem parte da Produtora Coletiva PE, Eduardo Lima, 36, e Leo Guedes, 39, com essa iniciativa, o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais está deixando um legado permanente para a juventude do Sertão. “Um legado que a gente vai deixar para a cidade para que mais pessoas continuem aprendendo e aprimorando tudo aquilo que a gente passou para eles”, frisou Eduardo Lima, sem esconder a satisfação.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

Isleno Ralf aproveitou várias oficinas

ISLENO RALF

Com o término das oficinas, a colaborativa vai deixar, permanentemente, instalado em Serra Talhada um centro de tecnologia equipado com computadores com infraestrutura para administrar grandes projetos futuramente. “Com esse projeto abraçado pelo 9º Encontro acabamos de plantar uma sementinha aqui no Sertão, esse projeto é um start para que eles tenham condições técnicas até de administrar um canal de TV que pode ser aberto aqui em Serra Talhada”, reforçou Leo Guedes.

SEMENTE DE CONSCIENTIZAÇÃO

Outro importante legado que o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais vai deixar para o sertanejos será do ponto de vista da conscientização. Essa é a opinião de Mãe Beth de Oxum, conselheira do Colegiado de Cultura Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Política Cultural. Para a pernambucana, que coordena projetos culturais e sociais em Olinda (PE), o 9º Encontro das Culturas Populares é o exemplo personificado do trabalho de conscientização social em favor da diversidade e da resistência popular.

“Esse encontro é importante pela bandeira da resistência popular estar nas ruas, a cultura nasce nas ruas e ela tem que ser respeitada. Esse encontro é pura resistência, quero parabenizar o Ministério da Cultura, a Fundação Cabras de Lampião e os demais parceiros, porque é uma luta fazer isso, porque a cultura popular precisa ser vista, a cultura de elite já não diz mais para o que veio, a gente precisa de fato investir na articulação em rede, nas políticas públicas e esse encontro tem muito axé, tem muita força, muito sarava e aqui, no alto sertão pernambucano, isso é muito simbólico. A partir de agora com esse encontro as culturas populares ganham mais visibilidade e caminham cada vez mais em rede protagonizando sua força e sua beleza”, destacou Beth de Oxum.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

BETH DE OXUM - SHOW

Ela é também ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oxum Karê, em Olinda, e canta no Coco de Umbigada de Guadalupe. Mãe Beth fará duas apresentações no 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. A primeira delas foi na noite dessa quinta-feira (26), no polo Barracão de Pai Hebert, quando botou o público para dançar e também refletir sobre a condição política e social humana, com letras engajadas na busca por um despertar para o fortalecimento da diversidade e da resistência popular. A mensagem de Mãe Beth de Oxum será amplificada na noite desta sexta-feira (27), quando subirá no Palco Lampião, na Estação do Forró. Por conta da batalha constante em favor da conscientização e das culturas tradicionais, Beth de Oxum foi agraciada recentemente com a Ordem do Mérito Cultural, honraria concedida pelo MinC.

CULTURA E PENSAMENTO

Ampliando a função conscientizadora do evento, o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais faz abertura nesta sexta (27), do Seminário Cultura e Pensamento. A iniciativa vai contar com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira e de nomes importantes no cenário literário como Raimundo Carrero e Bráulio Tavares na tenda Xicão Xucuru, na Estação do Forró. O seminário se estende até o sábado levantando discussões importantes sobre diversidade, identidade protagonismo cultural.

“Essas discussões são importantes porque temos que sair daqui com uma agenda política forte e clara para enfrentar todas as dificuldades afirmando o que o Brasil tem de melhor”, ressaltou o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Pedro Vasconcelos.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

“A gente é um país que consegue trabalhar com todas as diferenças culturais e transformar isso em identidade e em outras expressões culturais, renovando, e por isso o título desse encontro é ‘raízes em movimento’, e por isso vamos fortalecer cada vez mais essa agenda das culturas tradicionais que é um campo importantíssimo nas políticas culturais no Brasil que merece toda a nossa atenção, respeito e visibilidade, porque esse é o Brasil de verdade, é esse Brasil que estamos encontrando aqui em Serra Talhada e é o Brasil que nós queremos fortalecer daqui para a frente”.

Ainda, na programação musical, o Palco Lampião recebe na noite desta sexta (27) o grupo Gambá, do Amazonas, Coco de Umbigada, de Olinda, Quinteto Violado, de Recife, e o mestre consagrado do forró no país, o Assisão.

Mais informações acesse: www.culturaspopulares.com

PROGRAMAÇÃO PALCO LAMPIÃO – ESTAÇÃO DO FORRÓ

27/11 – SEXTA-FEIRA

20h – Gambá (Maués/AM)
21h – Coco de Umbigada de Guadalupe (Olinda/PE)
22h – Espetáculo Sertão Mar– Vitor Santana, Toninho Ferragutti, Rafael Martini, Ivan Correia e Helder Quiroga (Belo Horizonte/MG)
23h – Quinteto Violado (Recife/PE)
00h – Assisão (Serra Talhada/PE)