Caboclinho 7 Flechas

Da Assessoria/Fotos: Alejandro García

Serra Talhada, no Sertão pernambucano, já respira arte, diversidade e cultura no 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais, aberto oficialmente na noite dessa terça-feira (24). O município dá o exemplo de que, mesmo em meio às dificuldades, as raízes artísticas do povo sertanejo sempre estarão em movimento, demonstrando força e disposição para vencer a inanição e o preconceito cultural. A noite dessa terça não só encantou o público, que conferiu de pertinho toda a riqueza dos grupos e artistas que se apresentaram num grande encontro de gerações, como ficará marcada na história do município como um marco no fortalecimento da política cultural em Pernambuco, no Nordeste e no país.

Após a passagem de um belo cortejo de maracatus, bumba meu boi e caboclinhos pelo pátio de eventos da Estação do Forró, foi a vez dos realizadores e parceiros do projeto prestarem homenagens ao Sertão e dá boas vindas ao 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. Do palco, todos destacaram a pujança cultural que a região possui. “A história que guarda essa região é uma história muito importante para a constituição da cultura do Brasil, e não foi por outro motivo que o Ministério da Cultura apostou nessa ideia e apoiou a iniciativa desse encontro e hoje está celebrando um dos momentos mais bonitos que vamos viver em 2015 que é o reencontro do Brasil consigo mesmo”, destacou o diretor de Políticas Culturais do Minc, Pedro Vasconcelos.

“Serra Talhada é uma cidade hoje exemplo de dignidade, que constrói riquezas e exemplo para todo o país. E que apesar das condições adversas de clima e da história, se mostrou valente e cangaceira demonstrando força e energia para superar tudo isso. Serra Talhada hoje é um exemplo para o país”, frisou Chico Simões, da Rede de Culturas Populares. Na opinião de Cristiane Ramires, coordenadora do Conselho Nacional de Política Cultural, a chegada do 9º Encontro ao Sertão brasileiro é fruto do desejo de compartilhar a diversidade. “O que nos motiva é podermos compartilhar desses momentos com todo o Brasil, o que é extrema responsabilidade. Por isso agradeço a coragem também de todos participantes, das pessoas que estão nos bastidores e de todas as instituições artísticas aqui representadas”, lembrou.

Rede de realizadores e parceiros do evento destacaram a força cultural do Sertão de Pernambuco

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

Realizadores e parceiros do evento

Para Ivana Bentes, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Minc, os sertanejos tem a capacidade de criar cultura mesmo em meio às dificuldades. “Essa capacidade é impressionante, de das dificuldades criar estéticas e linguagens. É a capacidade de transformar o mais hostil em riqueza”, parabenizou. O secretário municipal de Cultura, Anildomá de Souza, ressaltou o apoio que a pasta tem recebido do governo do prefeito Luciano Duque (PT).

“É o prefeito que mais investiu em cultura na história de Serra Talhada, porque a gente está resgatando a Serra Talhada oculta, jamais nos passou pela cabeça que tínhamos comunidades quilombolas e essa gestão redesenhou isso. E tudo estava escondido. E vamos avançar ainda mais, porque a cultura entrou na pauta do dia a dia da nossa cidade e esse encontro foi uma conquista belíssima para a gente”, exaltou.

Cabras de Lampião

Na visão de Karl Marx, da Fundação Cabras de Lampião, o encontro é a celebração de mais de 40 anos de militância cultural de um grupo de realizadores sertanejos. “E hoje a gente celebra essa oportunidade de sediar um evento que acontece pela primeira vez no Nordeste após uma disputa muito dura. A gente hoje celebra isso, após um intenso trabalho em rede. Hoje todos nós estamos celebrando essa construção da nova política cultura do Brasil”.

ENCONTRO DE GERAÇÕES

DSC_0115

Um dos pontos altos da noite de abertura do 9º Encontro das Culturas Populares foi marcada pelo encontro de gerações, em que o amor pela cultura cria laços afetivos entre a experiência e a juventude vencendo a ação do tempo. E tudo deságua para a perpetuação dos laços tradicionais das artes populares.

Esse é o sentimento vivido atualmente pelo Mestre João Paulo, 60, líder do Maracatu de baque solto Leão Misterioso, de Nazaré da Mata, que dividiu o pátio de eventos ao lado de Evelly Karina, de apenas 8 anos. “Essa brincadeira tomou conta do meu coração há 31 anos e eu não quero mais largar, principalmente, porque tenho a missão de orientar as crianças e os mais jovens que estão chegando”, disse o mestre, olhando para a pequena Evelly, que dança no maracatu há três anos.

Mestre Nelson e Emely de Souza

Também dividem a mesma paixão e o mesmo fôlego o mestre Nelson, que tem mais de 40 anos de brincadeira de caboclinho e está à frente do Caboclinho Sete Flechas de Goiana desde 1991, orientando os jovens como a pequena Emly  Souza, de apenas 4 anos. “É importante ajudar e estimular essas gerações porque senão a nossa cultura morre”, ensinou mestre Nelson, cheio de satisfação. O mesmo cenário se repete na cultura do bumba meu boi, tendo como protagonistas José Ricardo Barboza, 45 anos, e o jovem Anderson de Lima, de 13.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

Compartilhando do mesmo sentimento que une gerações de artistas, eles dançaram no pátio de eventos da Estação do Forró em Serra Talhada na apresentação do Boi Cara Branca, de Limoeiro. “Eu gosto demais dessa brincadeira e estou aprendendo com os mais velhos”, reforçou o garoto, montando numa ‘burrinha’ seguindo o mesmo ‘galope’ de José Ricardo, que faz o papel do capitão no folguedo.

José Ricardo Barboza e Anderson Oliveira

Outro exemplo de que a cultura se imortaliza na passagem do aprendizado foi dado pela rainha do maracatu de baque virado Estrela Brilhante, Marivalda Maria dos Santos, 62 anos,  tetra campeã do Carnaval do Recife. “Estou há 20 anos nesse maracatu e não canso de  brincar. Vejo muita gente nova tomando gosto por essa brincadeira e isso me motiva mais porque a gente sente a vontade de ensiná-los”, comentou Marivalda, que é presidente do Estrela Brilhante.

Fechando a noite, o Palco Lampião, na Estação do Forró, recebeu as energias do Coco Raízes de Arcoverde e do grupo autóctone, Cabras de Lampião, que é fruto do repasse cultural das gerações passadas e da ousadia pela manutenção da estética do cangaço junto aos jovens. A noite fechou coroada pela riqueza musical de Josildo Sá.

Josildo-Sa

PROGRAMAÇÃO DO PALCO LAMPIAO – ESTAÇÃO DO FORRÓ

DIA 25/11 – QUARTA-FEIRA
21h00 – Guerreiro Mensageiro do Padre Cícero (Maceió/AL)
21h40 – Adiel Luna (Garanhuns/PE)
22h20 – Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE)
23h30 – Silvério Pessoa (Recife/PE)

 Feira Livre – Espaço Manoel Santos

06h00 às 09h00 – Café da manhã com produtos da Cultura Alimentar Tradicional

09h00 às 14h00 – Palco Livre

09h00 – Xaxado Gilvan Santos (Serra Talhada/PE)

10h00 – Naldinho Carvalho & Forró Tição de Fogo (Serra Talhada/PE)

11h00 – Eronildes Nogueira (Serra Talhada-PE)

Tenda Mestre Zé Lourenço – Estação do Forró

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

09h00 às 17h00 – Encontro da Rede de Teatro Popular de Bonecos

 Tendas Mestre Salustiano – Estação do Forró

09h00 às 18h00 – Reuniões Colegiados Setoriais Cultura Popular, Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena (Fundação Palmares/IPHAN/SCDC/SPC/MINC)

 Circo Mestre Solon

09h00 – Mamulengo de Biu de Dóia (Glória do Goitá/PE)

09h40 – Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata/PE)

10h00 – Mamulengo Riso do Povo (Lagoa de Itaenga/PE)

14h00 – Mamulengo Arte da Alegria (Glória do Goitá/PE)

14h40 – Teatro História do Mamulengo (Glória do Goitá/PE)

15h20 – Coco Panela de Barro (Tracunhaém/PE)

16h00 – Orquestra Sanfônica Zé Dantas (Carnaíba/PE)

Apresentação: SERGINHO DA BURRA (Goiana/PE)

Coordenação: LUCAS ALVES (Glória do Goitá/PE)

Barracão de Pai Herbert – Bairro Borborema

16h00 – Samba de Coco Vila Bela (Serra Talhada/PE)

16h30 – Hip Hop Resistência das Ruas (Serra Talhada/PE)

17h00 – Roda de Capoeira com o Grupo Muzenza do Mestre Nego (Serra Talhada/PE)

CEU das Artes (Bairro da Caxixola) – MOSTRA DE CINEMA LULA GONZAGA

 19h00 – Filme: UM HOMEM SEM SORTE

(Pernambucano, 2014, 13 min, formato digital)

De Costa Júnior. Com Carlos Silva, Frank Ferraz, Gildo Alves, Júlio César.

 19h15 – Filme: PAPO AMARELO – O PRIMEIRO TIRO

(Pernambucano, 2015, 15 min, formato digital)

De Anildomá Willans de Souza. Com Karl Marx, Gildo Alves, Cleonice Maria, Karine Gaya, Carlos Silva, Frank Ferraz, Nando Santos, Ricky Lacerda, Sebastião Costa.

 19h35 – Filme: A DONA DO PECADO DOS OUTROS

(Pernambucano, 2015, 10 min, formato digital)

De Carlos Silva. Com Doroteia Nogueira, Frank Ferraz.

19h50 – Filme: ESPERANÇA

(Pernambucano, 2014, 15 min, formato digital)

De Marcos Carvalho. Com Marnete Silva.

20h10 – Filme: BICHO DE 7 LETRAS

(Pernambucano, 2014, 17 min, formato digital)

De Marcos Carvalho. Com Doroteia Nogueira, Gilberto Gomes, Gildo Alves, Vítor Ferraz, Noely Melo, Danny Feitosa, Carlos Silva.