lixaoDepois de se reunir durante todo o mês de agosto, parte dos municípios pernambucanos e o Ministério Público entraram em um acordo quando à extensão do prazo para o fim dos lixões no estado. Três cidades assinaram, na manhã de ontem, o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) do MPPE que estende o prazo por mais um ano e estabelece uma agenda de compromissos ao longo dos próximos 365 dias. Outros 34 gestores firmaram compromisso de assinar o documento nos próximos dias.

O fim dos lixões era uma das determinações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) para acontecer até o último dia 2 de agosto. Em Pernambuco, 26 municípios utilizam aterros regularizados. Taquaritinga do Norte, João Alfredo e São Caetano se comprometeram ontem com o documento, que também inclui políticas de educação ambiental e melhoria no sistema de coletas. Outros 10 municípios também já tinham acatado ao novo prazo do MPPE.

Continua depois da publicidade

Ao todo, representantes de 90 cidades estiveram na reunião com o Ministério Público. Os prefeitos que não assinarem o termo irão ser alvo de ação civil, ação penal por crime ambiental e ação de improbidade administrativa.

“A execução do termo de compromisso será acompanhada pelos promotores de justiça de cada cidade. E vamos também realizar parcerias com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para seminários e intercâmbios de boas práticas. Temos interesses em resultados eficientes”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), o promotor André Felipe Menezes.

Diário de PE