marina, dilma, aécioA pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA, confirma o crescimento da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) e a queda de Aécio Neves (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição.

Dilma tem 34,2% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. Marina aparece em segundo, com 28,2%. O senador Aécio está em terceiro, com 16%. Pastor Everaldo (PSC) tem 1,3% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram 1%. Números de branco e nulo somam 8,7%, outros 10,4% não sabiam responder.

Esta é a primeira sondagem de tal instituto após a morte de Eduardo Campos, que era o candidato socialista até 13 de agosto – data do trágico acidente aéreo que lhe tirou a vida. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (27), em Brasília.

A última pesquisa CNT/MDA foi realizada em abril, ainda com Eduardo como candidato. Na época, Dilma tinha 36% das intenções de voto, Aécio, 21%, e Eduardo, 11%.

O levantamento atual revela a consolidação de Marina em segundo lugar, assim como mostraram pesquisas do Ibope e Datafolha. Ontem, o Ibope apontou Dilma com 34% das intenções de voto, Marina, com 29%, e Aécio, com 19%.

Em uma simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma, por 43,7% a 37,8% dos votos, segundo a pesquisa. Quando o candidato é Aécio, Dilma tem 43% contra 33,3% do senador. E Marina venceria Aécio por 48,9% contra 25,2%.

Por outro lado, Dilma é a candidata com o maior índice de rejeição. De acordo com a pesquisa, 45,5% disseram que não votariam de jeito nenhum na petista, enquanto 40,4% não votariam em Aécio. Marina tem o menor índice de rejeição entre os três, com 29,3%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 49,2% dos entrevistados mostraram interesse na eleição para presidente, enquanto 50,5% mostraram que não estão interessados.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determina a lei, a pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 137 municípios entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

( Do Blog do Noblat )