Por Gilson Pereira Leite, vereador pelo PSD em Serra Talhada
O Ipsep é só farofa de asfalto, o dinheiro do FEM foi jogado fora. Que Brasil é este? Vergonha. Serra Talhada – PE recebe quase dois milhões de reais do FEM. O prefeito escolheu aplicar a obra no bairro do Ipsep onde o oxigênio era confundido com poeira. O resultado da obra é só farofa de asfalto, esgotos a céu aberto, fezes no meio da rua, doenças e infecções à população. Na verdade, existe apenas asfalto se diluindo. Se chegar uma chuva, tudo desmorona.
O dinheiro advindo do FEM foi mal aplicado por incompetência, irresponsabilidade e vista grossa do Executivo Municipal. Ora, inexplicável tanto desmando com o dinheiro do povo. Ainda bem que o senhor Secretário de Obras assume o ônus de pecar pelo silencio, talvez para não perder o cargo, diz que realmente existem falhas e crateras nas ruas supostamente asfaltadas. O pior de tudo é que de forma vergonhosa eles colocam a culpa no Governo do Estado de Pernambuco que não enviou a 2ª parcela do FEM. Como pode liberar? Quem fiscaliza a obra e libera o pagamento a empreiteira, como está o cumprimento das metas, no mínimo estaria dentro de “coloio”. Como pode liberar outra parcela diante das irregularidades que prejudicam os moradores? Como pagar?
Pior, que Estado é este que vê o serviço da empresa imprestável, farofa de asfalto pura, e autoriza o repasse? Na verdade esse asfalto é de péssima qualidade, sem dúvida. O material é de 3ª pra lá. Tudo sem rebaixamento no meio fio, sem material de qualidade. Ainda dizem que o secretário não só admitiu a incompetência da máquina administrativa como a péssima qualidade dos serviços prestados por esta firma que executou a 1ª etapa da “obra”.
Não poderia ser diferente, sorte que não tivemos um inverno maior, senão, seria necessário refazer tudo. Acho até uma irresponsabilidade do governo do Estado fazer repasse para conclusão de uma coisa, que na verdade ainda falta ser feito. Melhor seria o secretário buscar outro argumento ou calar pra não feder ainda mais. Uma obra que tem poucos meses e já precisa de ser feita “operação tapa buraco”, certamente está morta. Que vergonha o desmando e a “farra do boi e da vaca” com o dinheiro do povo.
Uma prova maior da irresponsabilidade com o mau uso desse dinheiro é a farofa ali existente. Já faz mais de noventa dias que está tudo parado. As máquinas já foram retiradas a muito tempo e você só vê enrolação, prefeito dizendo que o asfalto é de ótima qualidade. Hoje a casa caiu, o povo não é besta. Resta o povo organizado de forma calma e pacifica ir às ruas e exigir seus direitos. Se procurarem a justiça demorará muito mais.
Na verdade, nós vereadores precisamos fiscalizar e protestar. Assistir a desgraça daquele povo calado, com medo de ferir o prefeito ou ter medo de perder as “benesses”, seria uma vergonha. Vão as ruas povo do Ipsep! O pior é o silêncio dos bons e a covardia dos prejudicados, que a tudo sofrem calados. Nossos parabéns ao vereador Cição pela luta Se preciso irei à justiça.
8 comentários em OPINIÃO: Em Serra Talhada, o dinheiro do FEM foi mal aplicado por incompetência