celio antunes

Foto: Alejandro García/Arquivo Farol

O secretário de Serviços Públicos, Célio Antunes, abriu o verbo contra a Celpe na manhã desta segunda-feira (13) criticando os serviços de iluminação pública em Serra Talhada. Falando à rádio Vila Bela FM, nesta manhã, Antunes alertou que a responsabilidade pela manutenção das luminárias continuará a cargo da Celpe, pelo menos, até dezembro deste ano. E que o órgão vem jogando os problemas da iluminação para os prefeitos indevidamente.

“A Celpe fica empurrando esses problemas (iluminação pública) para as prefeituras, mas, na verdade, essa responsabilidade ficará a cargo da Celpe até dezembro. Aí fica só na linguagem. Ela (Celpe) diz que faz, mas não faz as manutenções dos postes de iluminação pública. Existem em Serra Talhada hoje quase mil postes sem iluminação pública”, alertou o secretário. O empurra-empurra entre a Celpe e prefeituras se acirrou no início do ano.

FIQUE POR DENTRO

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as prefeituras deveriam assumir a responsabilidade, a partir de 1º de janeiro de 2015, pela iluminação pública das cidades, ficando a cargo do usuário cobrar dos governos municipais a manutenção e reposição das luminárias. A transferência de responsabilidade é obrigatória de acordo com Resolução 414/2010 da Aneel.

Os serviços que passarão a ser feitos pelas prefeituras são: a troca de luminárias, de postes utilizados exclusivamente para iluminação pública, lâmpadas, reatores, relês e outros materiais destinados à iluminação de ruas e praças de uso comum. Durante entrevista de rádio, meses atrás, o prefeito Luciano Duque fez questão de alertar que não liguem para a Prefeitura de Serra Talhada para reclamar dos defeitos nos postes.