assaltoDando continuidade à série de matérias sobre o balanço 2015, o FAROL publica nesse domingo (10) a alta na quantidade de tentativas de assassinato, registradas pela polícia, ao longo do ano passado. De acordo com dados coletado pelo FAROL junto à Delegacia de Polícia Civil, em 2014 ocorreram 19 atentados na Capital do Xaxado. Já no ano seguinte, houve um acréscimo de sete tentativas, elevando os casos para 26, o que representa uma subida de 36%.

Mas, ao passo que aumentou a quantidade de pessoas que escaparam da morte por pouco, em 2015 caiu em 31% o número de vítimas de assassinato, em comparação com 2014, já que no ano passado a cidade registrou 24 mortes. No período anterior, foram 35. Em conversa com o FAROL, por telefone, o tenente-coronel Tibério César avaliou o saldo de 2015 positivamente.

“Avalio 2015 como positivo. Tivemos no segundo semestre apenas alguns assaltos. Em alguns deles conseguimos identificar os autores, quem a gente não conseguiu prender, ao menos conseguiu identificar os autores através das famílias e os meliantes praticamente deixaram de atuar saindo da cidade, porque já sabíamos quem era. Também tivemos uma redução considerável do ano passado para esse ano de homicídios em Serra Talhada. Ano passado (2014) foram 35 homicídios e esse ano (2015), senão me engano, foram 24. Então, a gente conseguiu essa redução”, analisou, concluindo:

“Tivemos ainda o cumprimento de muitos mandatos de prisão, melhoramos a apreensão de armas e de drogas no segundo semestre. E em 2016 queremos segurar o primeiro semestre nas ações preventivas e no policiamento de rua, nas operações de bloqueios com foco no comércio e nos bairros mais críticos. Vamos reativar junto com as ações preventivas o patrulhamento próximo às escolas”.