esteroides-anabolicos-520x245Um jovem de 21 anos foi preso, na quinta-feira (17), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por comercializar anabolizantes. Segundo a Polícia Militar (PM), os produtos eram de origem estrangeira e não têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A apreensão das substâncias foi realizada após um levantamento do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS 4). O jovem que mora no bairro Ipsep I estava em um ponto de apoio de uma empresa ônibus no momento em que foi abordado pelos policiais. Segundo o suspeito, os anabolizantes eram comercializados em Petrolina e na cidade vizinha de Juazeiro, na Bahia. Além de oito tipos de substância, foram encontradas agulhas e seringas.

O diretor da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, Jarbas Costa, disse que casos como este, devem ser informados ao órgão. “No caso dos anabolizantes, é importante que a vigilância seja notificada porque se trata de psicotrópicos, que geralmente são medicamento de uso controlado”, disse.

Ainda segundo Jarbas, a vigilância precisa saber a origem das substâncias. “´É importante que a gente saiba de onde esses anabolizantes vieram e também por quem está sendo utilizado. Geralmente, isso traz uma demanda de academias, de pessoas que estão infiltradas nesses locais e como tem um responsável técnico na academia, um fluxo de pessoas a vigilância tem que fazer esse acompanhamento”, ressaltou.

O homem e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Do G1 Petrolina