Alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ocuparam mais duas unidades do campus localizado no bairro de Dos Irmãos, na Zona Oeste do Recife, totalizando três prédios. Nesta segunda (31), as unidades Professor Tarcísio Eurico Travassos, onde funciona o curso de biologia, e Professor Manoel Amaro, onde ocorrem as aulas de Educação Física, foram ocupadas pelos estudantes, que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que pretende limitar gastos do governo federal nos próximos 20 anos.
Em protesto contra o projeto, aprovado na Câmara dos Deputados e que vai ser apreciado no Senado, onde tramitará como PEC 55, os alunos também restringiram o acesso em dois prédios do campus da UFRPE, também nesta segunda. Correntes e cadeados foram colocados no Ceagri 1 – Professor Rildo Sartori e no Ceagri 2 – João Vasconcelos Sobrinho, mas esses prédios não foram ocupados pelos estudantes, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.
A ocupação na UFRPE teve início na noite da segunda-feira (24), quando os discentes trancaram os portões do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe). Desde então, a instituição tenta realocar as aulas, deslocando as turmas para outros prédios. A orientação é que os alunos procurem a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para descobrir onde ocorrerão as aulas.
UFPE
Outras faculdades também apresentam mobilizações contra a PEC 241. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cinco prédios do campus localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, foram ocupados pelos estudantes. A ocupação teve início no Centro de Educação (CE), na segunda-feira (24), quando também começou a ocupação no campus de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado.
Na noite da terça-feira (25), um grupo de alunos ocupou o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ocasionando a suspensão das aulas desde então. Já na quinta-feira (27), o Centro de Artes e Comunicação (CAC) foi ocupado, assim como o Centro Acadêmico do Agreste.