Procon quer atrair mais empresas em ST

Publicado às 17h30 desta quinta-feira (30)

A gerente jurídica do Procon Pernambuco, Danielle Senna, fez um balanço positivo do Mutirão dos Endividados ocorrido esta semana em Serra Talhada. O evento, que teve início na segunda (27) e chegou ao seu final nesta quarta (29), contabilizou cerca de 400 atendimentos só nos dois primeiros dias. A estimativa é que o evento, no acumulado do terceiro dia, some mais de 600 atendimentos.

“Fizemos um balanço e foram mais de 400 pessoas nos dois primeiros dias. Tiveram casos em que o consumidor devia a mais de 30 negociações, ou seja, devia a bancos, a telefonia, Compesa, a Celpe, a empresas locais… E todas as empresas que estavam lá as negociações foram feitas. A gente teve uma consumidora que estava devendo poucos mais de 1.075 reais e ficou de pagar R$ 100 para quitar com 8 dias”, afirmou Senna, em entrevista ao programa Frequência Democrática, na Vila Bela FM.

A gerente do Procon revelou que os três problemas mais atendidos foram: dívidas em banco (1º lugar), dívidas com a Celpe/Compesa (2º lugar) e contas de telefonia celular (3º lugar). “A quantidade de senhas que colocamos para bancos extrapolou (na segunda e terça). No último dia (quarta) também extrapolamos todas as senhas e tivemos só, para bancos, de distribuir quase 200 fichas. Conseguimos negociações, em algumas situações, que foi até retirado o débito do consumidor”, enfatizou Danielle.

ADESÃO DE MAIS EMPRESAS

A coordenação do evento em Serra Talhada ressaltou que espera ter novas edições na cidade e contar com a adesão de mais empresas. Para esta primeira experiência, participaram do Mutirão dos Endividados apenas nove. Sendo elas: Lima Calçados, Estação do Atleta, Jodibe, Premocil, Grupo Natal, Casa da Sulanca, Fármacia do Povo, Universo dos Colchões e Joyce Móveis.

“Eu confesso que senti um pouco a falta da participação das lojas aqui, tivemos algumas lojas específicas que a gente viu que a população chegava lá [no Mutirão], e que estava negativada, e queria negociar, mas a gente não tinha a presença dessa loja participando desse mutirão não aderiu.    Então, talvez, numa próxima ação de maneira que o comércio local tenha uma maior participação”, convocou Danielle Senna.

O Governo do Estado, por meio do Procon-PE, atendeu à solicitação do deputado federal Sebastião Oliveira e do deputado estadual Rogério Leão, ambos do PR, para trazer o evento ao Sertão.

Leia mais

Deputados trazem Mutirão dos Endividados para ST