Secretaria de Saúde de PE emite nota sobre UTI'sPublicado às 13h13 deste domingo (24)

Após matéria veiculada no Farol neste domingo (24), onde a secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, revelou a preocupação sobre a necessidade de leitos de UTI’s no município, a Superintendência de Comunicação da Secretaria de Saúde de Pernambuco, enviou nota á redação, relatando as medidas que foram tomadas sobre o assunto. Leia a nota completa.

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que o Governo de Pernambuco tem atuado com determinação para qualificar e ampliar a rede de assistência às pessoas suspeitas ou confirmadas para Covid-19 em todo o Estado. Em apenas dois meses, já são 1.323 leitos em atividade, sendo 590 de UTI, em todas as macrorregiões de Saúde do Estado. Importante frisar que a SES-PE tem trabalhado em um plano regionalizado para oferta de vagas, que estão sendo ocupadas de acordo com os encaminhamentos feitos pela Central de Regulação Estadual.

Continua depois da publicidade

Em relação à Serra Talhada, sob gestão estadual, já há 13 leitos de enfermaria e 1 de estabilização, com suporte de respirador para estabilização dos casos graves, no Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam). A unidade também recebeu nesta semana 10 novos respiradores, para ampliar a assistência e, em breve, colocar em funcionamento seus leitos de UTI.

Também já está sendo erguido um Hospital de Campanha na área do Hospital Geral do Sertão – Governador Eduardo Campos. O equipamento, que será exclusivo para pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, terá 95 leitos, sendo 72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e 1 leito para estabilização – estes últimos com suporte de oxigênio e ventilatório. Os pacientes chegarão ao local transferidos de outros serviços, por meio da Central de Regulação Estadual. A expectativa é que a inauguração ocorra até o início de junho. O Estado ainda está trabalhando para abrir leitos de UTI dedicados à Covid-19 no Hospital Geral do Sertão.

A SES-PE reforça que essas são medidas integradas com outras ações do Governo de Pernambuco para prestar assistência à população pernambucana em todo o territórios estadual.

No entorno de Serra Talhada, já há leitos disponíveis no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (6 leitos de UTI e 8 de enfermaria); Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira (4 leitos de enfermaria) e Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (25 leitos de enfermaria e 05 de UTI). Todos possuem salas de estabilização com respiradores. Ainda há leitos de enfermaria e UTI em Ouricuri e Petrolina. A SES-PE ratifica que, havendo necessidade, o paciente é encaminhado com segurança para um leito que atenda a sua necessidade em algum serviço da rede, independente da região.

Leia também:

UTI da Covid-19 em Serra Talhada preocupa especialistas