Publicado às 05h40 deste domingo (24)

IMAGEM ILUSTRATIVA

Serra Talhada ainda não tem um leito sequer de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes infectados pelo novo coronavírus, mas a solução está próxima, com a entrega do hospital de campanha, do governo de Pernambuco, localizado às margens da BR-232. O hospital está previsto para ser entregue no próximo dia 27, mas deverá funcionar no início de junho.

Mas a preocupação é que após a inauguração, o número de leitos pode não ser suficiente para a demanda de casos que crescem dia a dia. A secretária de Saúde, Márcia Conrado, não escondeu o receio na última live do ‘Gabinete de Crise’.

“Nesse hospital, inicialmente teria 20 leitos de UTIs, mas com as informações que foram dadas irá funcionar com 10 leitos. O que nos causa uma grande preocupação porque não serão só para Serra Talhada e sim para uma macro regional com mais de 800 mil habitantes e de contrapartida, cada município tem os leitos de retaguarda”, explicou.

FICOU DE FORA

Quem poderia estar somando neste período de ‘guerra’ contra a epidemia era a Clínica São Francisco, localizada no bairro AABB, em Serra Talhada. A unidade chegou a pactuar atendimento com a Prefeitura de Serra Talhada para atender pacientes infectados, mas recuou da decisão sem apresentar justificativas.

Já nesse sábado (24), durante o programa Farol de Notícias, o radialista e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Marcus Dantas, iniciou um movimento pela reabertura do Hospital São José, no Centro, para cuidar de pacientes da covid-19.