Às vésperas da eleição para a mesa diretora da Câmara dos Deputados, o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) já se lançou como “candidato avulso” na disputa. Ele vai concorrer com os deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que tem o apoio do PT e do Palácio do Planalto e com Júlio Delgado (PSB), que conta com apoio do bloco PSB/PSD.
Apesar de ter se lançado na disputa eleitoral, os comentários nos corredores do Congresso Nacional é que a real intenção do republicano, de fato, é permanecer como membro da mesa diretora. A necessidade em manter-se no cargo já rendeu ao deputado Inocêncio Oliveira o apelido de “deputado guardanapo”. Na prática, aquele que precisa fica sempre à mesa.
Inocêncio está há oito anos consecutivos como membro da mesa diretora da Câmara de Deputados e, atualmente, ocupa o cargo de 3º Secretário. Entre 1993 e 1997 chegou a assumir interinamente à Presidência da República por trâs vezes, por ser o presidente da Câmara Federal. Nesta disputa, o deputado serratalhadense quer repetir a histórica atuação do ex-deputado Severino Cavalcante (PP), que foi eleito presidente da Câmara Federal com os votos do chamado “baixo clero”, grupo de deputados com pouca expressão no Congresso Nacional.
36 comentários em INOCÊNCIO Oliveira faz jus a “apelido” e pode sair candidato na Câmara Federal