Do CREA-PE

PE participa de Congresso de Mulheres EngenheirasA diretora eleita da Mútua em Pernambuco, engenheira civil Roberta Meneses, representou Pernambuco no 1º Congresso Nacional de Mulheres Engenheiras, realizado em Belo Horizonte, no último final de semana, dias 11 e 12 de dezembro. O evento, gratuito, foi promovido pelo Instituto Feminino de Engenharia (IFE). O principal objetivo segundo a organização, foi de mostrar o papel da mulher no segmento da Engenharia, e a importância de se existir uma igualdade de gêneros dentro das corporações.

Segundo a engenheira, a soma de aprendizados num evento como este vem fortalecer a jornada das mulheres nas profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua. Destacou que o Crea-PE apoia o protagonismo da mulher, tendo realizado ano passado o primeiro encontro de mulheres ligadas ao conselho, ano passado, em sintonia com diretrizes do Programa Mulher do Confea.

Ela foi palestrante convidada no painel com o tema “Recursos e Benefícios – sobre a Caixa de Assistência Mútua para Engenheiros (as)”, juntamente com Karen Daniela, engenheira civil, eleita para a Mútua ba Bahia e Abelardo Ribeiro, Diretor da Mútua em Minas Gerais. No evento, líderes femininas das esferas públicas e privadas e líderes masculinos promoveram debates sobre suas áreas específicas de atuação, sobre mercado e compartilharam experiências em com foco na igualdade de gênero.

A empresária e presidente do IFE, Alaíze Reis, disse que este segmento ainda apresenta muitos desafios para as mulheres. O IFE, por ser a primeira entidade de mulheres engenheiras, formada em 90 anos de existência do sistema CONFEA,CREA,MUTUA, tem por objetivo mudar este cenário pouco a pouco. “Estamos na era da inclusão de gênero e do respeito acima de tudo. No caso da Engenharia, podemos dizer que ainda é um setor masculino, e o IFE vem, incansavelmente, buscando um equilíbrio organizacional”, revela.