CMST aprova 96 projetos em 2012; mas campeões em propostas não se reelegeramA Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) fechou o ano de 2012 com um balanço positivo em termos de aprovação de projetos de leis. No total, foram 96 aprovados sendo 26 de autoria do Poder Executivo e 18 projetos do Poder Legislativo. Também foram aprovadas 25 Indicações  e 27 Requerimentos ao prefeito Carlos Evandro. A maioria dos pedidos foram de obras de calçamento e saneamento de ruas.

O curioso nestes números é que os campeões de propostas aprovadas no legislativo, ou seja, os que mais trabalharam foram rejeitados pelo eleitor. O petista Zé Pereira apresentou onze Indicações contra seis do tucano Ronaldo de Deja (PSDB). Ambos não foram reeleitos para legislatura 2013-2016. Entre os requerimentos aprovados, destaque para o que solicita uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) ao governador Eduardo Campos (PSB), de autoria de Ronaldo de Deja. O pedido foi aprovado em junho passado e sequer obteve respostas do governo.

IMPACTO

A realidade em criar um projeto, acompanhar sua tramitação até  a aprovação e não vê sair do papel, será um ‘cartãode visitas’ negativo para os novos vereadores que irão assumir em 1º de janeiro de 2013. Alguns desconhecem o fato de, por exemplo, o parlamentar não ter o poder de fazer projetos que possa gerar despesas ao governo. Mutos irão sentir o impacto quando chegarem à tribuna da Câmara Municipal.