Do UOL

Queiroga testa positivo para Covid-19 nos EUAFoto: EBC

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou em entrevista à coluna que está com covid-19. O chefe da pasta está em Nova York, nos Estados Unidos, com o restante da comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em telefonema, Queiroga disse que está sem sintomas, afirmou que passou hoje pelo evento da ONU e que ficará em Nova York por mais 14 dias, de quarentena. Bolsonaro embarcou na noite de hoje para o Brasil.

Continua depois da publicidade

O ministro afirmou que descobriu o resultado positivo ao fazer o teste para o retorno ao Brasil e que foi informado pelo presidente Jair Bolsonaro. “O presidente me ligou e me comunicou que tinha dado positivo o meu teste, disse que continua a me apoiar no que for necessário e tive que ficar por aqui de quarentena”, afirmou.

Questionado se irá cumprir o protocolo 14 dias de isolamento, Queiroga afirmou que a princípio “é isso”, mas que deve continuar realizando testes até sair o resultado negativo.

“Fico aqui até ter o teste negativo”, disse.

Queiroga afirmou ainda que “quem tem vacina tem formas mais leves da doença” e que “está se sentindo bem”. O ministro lembrou ter tomado duas doses da CoronaVac e ponderou, no entanto, que nem todas as vacinas são garantia de que a forma grave da doença não aconteça.

O caso de Queiroga é o segundo na comitiva da viagem aos Estados Unidos. O outro paciente faz parte da equipe cerimonial de Bolsonaro e não teve contato com as autoridades. “Não o conheço, mas pelo que sei está também fazendo quarentena aqui”, disse Queiroga.

Outros membros do governo já passaram a incentivar nos bastidores novas críticas para o que chamam de “mais uma vítima da CoronaVac”.

Continua depois da publicidade

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência divulgou o teste positivo do ministro e seu período de isolamento. “Informamos, ainda, que os demais integrantes da comitiva realizaram o exame e testaram negativo para a doença”, diz a nota.

Comunico a todos que hoje testei positivo para #Covid19. Ficarei em quarentena nos #EUA, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Enquanto isso, o @minsaude seguirá firme nas ações de enfrentamento à pandemia no Brasil. Vamos vencer esse ! pic.twitter.com/OIaK8hDPy6
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) September 22, 2021

E o gesto obsceno?

Queiroga comentou também sobre os gesto que fez ontem para um grupo de manifestantes contra o presidente e negou que tenha se irritado.

Sobre as críticas que recebeu, de um membro do Estado brasileiro fazer um gesto obsceno, ele rebateu: “Que gesto? Sabe qual o grande gesto? É mais de 50% da população adulta brasileira com duas doses de vacina”, disse.

Queiroga disse ainda que responde às críticas “injustas e infundadas” com “trabalho forte”. “As críticas vêm das pessoas que criticam sempre. Eu não me preocupo com crítica”, disse.

Continua depois da publicidade

Queiroga disse que “não está nem ligando para essas manifestações” e que “quando cheguei já me xingaram”. “Quem tomar vacina foi vacina que nós trouxemos”, afirmou.
Pizza com máscara

Queiroga, que tem demonstrado cada vez mais apoio a discursos negacionistas do presidente, reforçou que não teve contato com o membro da comitiva que já tinha testado positivo para covid e que ele fez uso de máscara.

“Se você ver, o tempo de tempo eu estava de máscara. As pessoas já estão todas sem. E mesmo na rua eu estava. Até naquela pizza você pode ver que estou com a máscara, mas isso é uma pandemia”, afirmou.