UFRPE-UAST vai exigir passaporte de vacina

Publicado às 05h44 deste sábado (1)

Do g1 Pernambuco

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) publicou na internet um posicionamento e anunciou que vai manter a exigência do comprovante do ciclo vacinal completo contra a Covid-19, o chamado “passaporte da vacina”, para a retomada das aulas presenciais em 2022. Assim, a instituição contrariou uma decisão anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na quinta-feira (30), um despacho publicado no Diário Oficial da União afirmou que instituições federais de ensino não podem cobrar vacina contra a Covidpara restabelecer a volta das aulas presenciais. A medida foi criticada pelas instituições em todo o país.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também criticou o despacho e defendeu a autonomia das instituições universitárias federais (veja mais abaixo).

Por meio de nota, a UFRPE afirmou que a decisão de exigência do passaporte vacinal foi aprovada pelos Conselhos Superiores no dia 17 de dezembro deste ano, data que também oficializou o Protocolo de Biossegurança da universidade.

Na unidade de ensino, as aulas devem acontecer em formato híbrido, com atividades presenciais e online. O semestre 2021.2 começa no dia 14 de janeiro e termina em 27 de maio de 2022.

Segundo a instituição, todos os espaços dos campi devem funcionar com oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação. A previsão é de que, para o semestre 2022.1, esse percentual seja elevado a 100%.

Já as atividades no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), localizado dentro da universidade, podem ocorrer de forma presencial a partir de 1º de março de 2022.