Publicado às 05h10 deste domingo (2)
A Viagem ao Passado convida você a conhecer um pouco da vida e da obra do Dr. Miguel Arcanjo do Nascimento, reconhecido pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada como sendo o primeiro médico filho de Serra Talhada.
Miguel Arcanjo do Nascimento nasceu em 29 de setembro de 1907, era filho do casal Tiburtino José do Nascimento e Dona Maria José (Dona Nênem), residentes na Fazenda Saco da Roça. O garoto Miguelzinho, como assim era carinhosamente chamado pela família e amigos, estudou em Triunfo em 1920, três anos depois foi para a capital pernambucana estudar no Colégio Osvaldo Cruz. Em 1932 foi diplomado médico pela Faculdade de Medicina do Recife, com especialização e profilaxia da tuberculose. Organizou e presidiu o IV Congresso Nacional de Tuberculose, realizado em Recife de 14 a 21 de novembro de 1948.
Foi casado com Raquel Carneiro Leão, mas o casal não teve filhos. O médico Miguel Arcanjo trabalhou a maior parte de sua vida na capital, isso em função de está incorporado a um grupo de profissionais que se dedicavam ao estudo da tuberculose. Faleceu em agosto de 1989. Em 1992 o Posto de Saúde do bairro da COHAB foi denominado com o seu nome, através de iniciativa da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, anos depois a Câmara de Vereadores de Serra Talhada também batizou com o nome de Dr. Miguel Arcanjo do Nascimento, uma das ruas da cidade.
14 comentários em A trajetória de Miguel Arcanjo, 1º médico de ST