Publicado às 06h15 desta segunda-feira (21)
Do Diário de Pernambuco
O avanço da Covid-19 e o aumento no registro de pessoas infectadas e de internações levou algumas cidades e organismos públicos e de Estado a retomarem a obrigatoriedade do uso de máscaras. O Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, voltaram a exigir a proteção nas suas instalações.
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de casos da Covid-19 subiu 134% no Brasil somente na última semana. Entre os dias 6 e 12 de novembro, 61.564 novas infecções foram contabilizadas. Ao todo, são 34.971.043 registros da doença no Brasil desde o início da pandemia, e 688.811 óbitos em decorrência da doença no país.
Em Belo Horizonte, Campinas (SP) e no estado do Rio de Janeiro já há a recomendação das autoridades para o uso da máscara em locais fechados. Na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Rondônia (Unir) há a determinação de que os frequentadores dos campi estejam com proteção.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, a procura por testes subiu quase 200% de uma semana para a outra. Entre os dias 5 e 11 de novembro, o número de exames realizados ultrapassou 54,3 mil — na semana anterior foram pouco mais de 18,5 mil, uma diferença quase três vezes mais na comparação entre os dois períodos.
9 comentários em COVID: Nova onda torna máscaras obrigatórias em várias cidades