Quem ainda não providenciou o tradicional “bacalhau da Paixão” deve correr. A pressa é justificável: a procura pelo peixe da Semana Santa cresceu nos mercados de Serra Talhada e impulsioou as vendas na cidade. O que pode acontecer? Quem deixar para comprar em cima da hora corre o risco de ficar sem o pescado “santo”. É como alerta o comerciante José Henrique, 58, que trabalha no Mercado Público de Serra Talhada há décadas. Assim que abriu o seu “box”, na manhã desta quarta-feira (27), em duas horas conseguiu vender 50 Tilápias. “Essa é a espécie que os clientes mais procuram. E vende muito nessa época!”, relatou, enquando descamava uma delas preparando para a venda.
A procura pelo bendito peixe é tão grande nesta época no mercado municipal, que José Henrique não se arriscou a vender um pedacinho de carne sequer. “Ah, nessa época eu largo a carne, e parto para o peixe. Compensa muito mais, porque ninguém come carne nesse período”, ensina. O preço médio do quilo do pescado no mercado de Serra Talhada é R$ 10, mas corre o risco de aumentar caso a demanda cresça ainda mais até o domingo. Seu José Henrique conta que quase todos os peixes oferecidos no mercado público são importados de criatórios em Paulo Afonso (BA).

“Eita, meu amigo, se não for de criatório não conseguimos vender, não. Os açudes daqui estão quase todos secos, e os que ainda têm água os peixes não estão vindo graúdos. A seca dizimou tudo”, contou José Henrique, fazendo questão de avisar que a estiagem só não fez secar sua clientela. “Desde o começo da semana que isto aqui só vive assim, lotado”, descreveu o comerciante, apontando para o mar de compradores.
3 comentários em TRADIÇÃO: Consumidores lotam mercado de ST à procura do peixe “perfeito”