MEC divulga resultado da 1ª chamada do ProUni 2023

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por PronaTEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última terça-feira (4) os resultados da primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o segundo semestre. O objetivo principal do Programa Universidade para Todos (ProUni) é oferecer bolsas de estudo de 50% e 100% em instituições de ensino superior privadas. Para verificar o resultado, os candidatos devem acessar o site oficial do programa (link no final do artigo).

Apresentação da documentação encerra 14 de julho

Os candidatos selecionados têm de 4 a 14 de julho para confirmar as informações fornecidas durante a inscrição e garantir a vaga. O candidato aprovado deve apresentar a documentação necessária à faculdade. No mesmo dia, iniciou-se o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. As inscrições devem ser feitas no portal do Fies.

Continua depois da publicidade

Para se candidatar ao ProUni, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2022 e obtido uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Além disso, para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter uma renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio para as bolsas parciais, para se candidatar, é necessário que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapasse três salários mínimos.

Requisitos para o ProUni

Existem outros requisitos para se qualificar para o ProUni. Pelo menos um dos seguintes critérios deve ser observado nos candidatos:

  • ensino médio completo em escola pública
  • ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral
  • médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, mas com a condição de ter sido bolsista integral
  • estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista, também podem se inscrever no ProUni
  • pessoa com deficiência
  • professor da rede pública de ensino, mas destinado a cursos na formação do magistério da educação básica.

O ProUni é uma oportunidade valiosa para estudantes que desejam prosseguir seus estudos em instituições de ensino superior, mas que podem não ter os meios para fazê-lo. Com a divulgação dos resultados, os candidatos agora têm a chance de dar o próximo passo em sua jornada educacional.

Quais os cursos mais procurados do ProUni

É comum observar uma procura maior por cursos de graduação que ofereçam boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, como Direito, Administração, Medicina, Psicologia, Odontologia, entre outros.

Também é importante destacar que as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática têm sido bastante valorizadas pelo mercado de trabalho, o que pode refletir em uma maior procura por cursos nessas áreas.

É válido ressaltar que o ProUni oferece bolsas de estudo em diversas áreas do conhecimento, desde que as instituições de ensino participantes disponibilizem as vagas. Portanto, é possível encontrar bolsas de estudo para cursos de graduação em áreas como Artes, Letras, Comunicação, Ciências Sociais, entre outras.