Família critica HEC após transfência de paciente em estado grave

Foto: Arquivo Farol

Publicado às 19h40 desta sexta-feira (6)

Sobrinhos de uma moradora do sítio Carnaúba do Ajudante, próximo ao distrito de Água Branca, em Serra Talhada, buscaram a redação do Farol na manha desta quinta-feira (5) para reclamar da falta de informação por parte do Hospital Eduardo Campos (HEC) quando se trata de pacientes que precisam de transferência para outros polos de saúde.

Os familiares de Cícera Josefa de Farias que estava entubada no HEC, devido a um AVC hemorrágico, foram avisados pelo hospital que a senhora precisaria ser levada até Caruaru e que no momento em que a ambulância fosse buscá-la, os profissionais da unidade acionariam alguém da família para poder acompanhar a paciente.

O sobrinho de Cícera e seu esposo, um idoso de 73 anos, que estavam esperando por informações desde às 06h desta última quarta-feira (04), alegam que a assistência social do hospital assegurou que a mulher seria transferida às 15h, porém eles aguardaram até as 19h e quando voltaram a pedir informações sobre a paciente foram informados de que a idosa já tinha sido transferida para Caruaru às 16h.

“Pelo menos poderiam ter vindo dizer alguma coisa, que a gente podia ir em um carro pequeno, mas não deram atenção a gente. Eles tem que tratar a gente bem, nós somos cidadãos. Eu achei falta de respeito o eito que a gente foi tratado. Um senhor de idade que tem problema de saúde passar o dia todo esperando uma solução e ninguém informar nada. O tratamento aqui é zero. E se ela falecer na estrada? A diretoria do hospital vai contar o quê para a família?

OUTRO LADO

A redação do Farol buscou o Hospital Eduardo Campos para entender o caso. A assessoria de comunicação da unidade de saúde emitiu uma nota de esclarecimento. Confira a nota na íntegra.

Em resposta à denúncia, que foi solicitada pelo Farol de Notícias, a gestão do Hospital Eduardo Campos esclarece que a paciente em questão foi transferida para Caruaru, em caráter emergencial, visto que se tratava de uma paciente em estado grave, que necessitava de uma resposta rápida ao tratamento. Antes da transferência, a família foi comunicada dessa necessidade pelo serviço social, que ainda prestou a assistência necessária após essa remoção. O Hospital Eduardo Campos segue à disposição dos familiares para o caso de dúvidas referentes a essa transferência, ou ao período de permanência da paciente na Unidade.