Pesquisa de doutorado sobre Serra Talhada recebe prêmioPublicado às 6h desta segunda-feira (23)

A tese de doutorado intitulada “O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851-1997)” foi premiada com Menção Honrosa neste final de semana no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações da Anpocs 2023 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).

A pesquisa é assinada pelo jornalista e sociólogo Giovanni Sá Filho, editor do Farol de Notícias e professor de Sociologia e Antropologia Jurídica na Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

Continua depois da publicidade

O trabalho foi escrito durante quatro anos e meio com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) e financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na última sexta-feira (20), a Anpocs realizou a cerimônia de premiação, transmitida ao vivo pelo Youtube, onde Giovanni Filho recebeu Menção Honrosa pela qualidade técnica do trabalho. O concurso recebeu 46 inscrições de teses de todo o Brasil, sendo escolhidas apenas 15 para a grande final.

A pesquisa de Giovanni Filho tem 217 páginas e debate a construção moral de Serra Talhada traçando um painel sobre as mudanças de costumes vivenciadas pelo município entre 1851 a 1997, identificando um processo civilizador que afetou os serra-talhadenses no final do século XIX e início do século XX com forte reverberação política nos dias atuais.

“A tese foi escrita num período de grande dificuldade, seja por conta do contexto político com o governo Bolsonaro, seja por conta do contexto social no auge da pandemia. Ter que escrever e ao mesmo tempo lidar com o medo de ser infectado pela Covid e vê seus amigos e professores indo embora por conta disso foi muito difícil. Agora ver esse trabalho contemplado e reconhecido nacionalmente é muito bom, depois de toda essa dificuldade, é gratificante”, disse Giovanni Filho.

A tese “O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851-1997)” foi a única, na região Nordeste, a ser agraciada no concurso. Na defesa do doutorado, a pesquisa foi avaliada por uma banca de cinco professores renomados no campo das ciências sociais no Brasil.

Continua depois da publicidade

Depois disso, passou por uma nova seleção, dentro do PPGS-UFPB, onde outra banca composta por três professores avaliou novamente a qualidade do trabalho e o indicou como a melhor tese defendida em 2022 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, e seguiu então para concorrer ao prêmio nacional.

Já dentro do concurso, a pesquisa passou por uma nova comissão avaliadora, que a indicou para figurar entre as 15 teses finalistas. Posteriormente, enfrentou a análise de mais um nova banca de avaliadores doutores da Unicamp, UFBA e UFPE, que premiaram a pesquisa com menção honrosa pela qualidade do trabalho.

ASSISTA À CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DE GIOVANNI FILHO NO EVENTO