Publicado às 6h desta segunda-feira (23)

A tese de doutorado intitulada “O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851-1997)” foi premiada com Menção Honrosa neste final de semana no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações da Anpocs 2023 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).

A pesquisa é assinada pelo jornalista e sociólogo Giovanni Sá Filho, editor do Farol de Notícias e professor de Sociologia e Antropologia Jurídica na Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

O trabalho foi escrito durante quatro anos e meio com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) e financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na última sexta-feira (20), a Anpocs realizou a cerimônia de premiação, transmitida ao vivo pelo Youtube, onde Giovanni Filho recebeu Menção Honrosa pela qualidade técnica do trabalho. O concurso recebeu 46 inscrições de teses de todo o Brasil, sendo escolhidas apenas 15 para a grande final.

A pesquisa de Giovanni Filho tem 217 páginas e debate a construção moral de Serra Talhada traçando um painel sobre as mudanças de costumes vivenciadas pelo município entre 1851 a 1997, identificando um processo civilizador que afetou os serra-talhadenses no final do século XIX e início do século XX com forte reverberação política nos dias atuais.

“A tese foi escrita num período de grande dificuldade, seja por conta do contexto político com o governo Bolsonaro, seja por conta do contexto social no auge da pandemia. Ter que escrever e ao mesmo tempo lidar com o medo de ser infectado pela Covid e vê seus amigos e professores indo embora por conta disso foi muito difícil. Agora ver esse trabalho contemplado e reconhecido nacionalmente é muito bom, depois de toda essa dificuldade, é gratificante”, disse Giovanni Filho.

A tese “O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851-1997)” foi a única, na região Nordeste, a ser agraciada no concurso. Na defesa do doutorado, a pesquisa foi avaliada por uma banca de cinco professores renomados no campo das ciências sociais no Brasil.

Depois disso, passou por uma nova seleção, dentro do PPGS-UFPB, onde outra banca composta por três professores avaliou novamente a qualidade do trabalho e o indicou como a melhor tese defendida em 2022 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, e seguiu então para concorrer ao prêmio nacional.

Já dentro do concurso, a pesquisa passou por uma nova comissão avaliadora, que a indicou para figurar entre as 15 teses finalistas. Posteriormente, enfrentou a análise de mais um nova banca de avaliadores doutores da Unicamp, UFBA e UFPE, que premiaram a pesquisa com menção honrosa pela qualidade do trabalho.

ASSISTA À CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DE GIOVANNI FILHO NO EVENTO