
Por Folha de Pernambuco
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou nesta terça-feira o recorde de temperatura de 48,8°C registrado em 11 de agosto de 2021 na ilha italiana da Sicília.
“Um painel internacional de cientistas verificou a temperatura registrada por uma estação meteorológica automatizada em Siracusa, na ilha italiana da Sicília”, afirmou a agência da ONU em um comunicado.Embora o recorde tenha sido reconhecido pela OMM, não foi verificado de forma independente pela organização, ao contrário do que foi registrado em agosto na Itália.
A OMM verifica com muita precisão os dados, assim como os instrumentos e as condições em que foram registrados. O procedimento explica a razão pela qual o novo recorde foi validado dois anos e meio após a data.
“Além disso, o estudo demonstra a tendência alarmante da persistência de temperaturas recordes em determinadas regiões do mundo”, destacou.
Os possíveis recordes apresentados à OMM são “imagens instantâneas do nosso clima atual e é possível, inclusive provável, que no futuro aconteçam na Europa fenômenos extremos ainda mais graves”, acrescentou Cerveny.