A Prefeitura de Serra Talhada, através do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma ampla operação para retirada de animais soltos nas ruas da cidade. Diversos apelos da população já vinham sendo feitos ao município para adotar tal medida, que agora, em cumprimento a Termo de Ajusta de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, começa a ser posto em prática.
De acordo com Aron Lourenço, gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde Municipal, a medida é pertinente, pois os animais soltos nas vias públicas estão trazendo risco à saúde da população. “As apreensões já haviam começado, mas serão intensificadas e a Secretaria aproveita para solicitar aos donos dos animais que evitem deixá-los soltos pelas ruas”.
O período de guarda de animais apreendidos por parte do município é de 72 horas. “Depois disso serão sacrificados, e no caso de ovinos, caprinos, suínos e bovinos, serão doados a instituições de caridade”, informa Aron Lourenço. “Já expedimos ofício para o ministério público solicitando escolta policial para acompanhar os laçadores quando da apreensão dos animais, queremos fazer tudo dentro da lei”, declarou.
Da Assessoria de Comunicação
29 comentários em CUMPRINDO determinação do MPPE, PMST lança campanha de apreensão de animais