A Prefeitura de Serra Talhada, através do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma ampla operação para retirada de animais soltos nas ruas da cidade. Diversos apelos da população já vinham sendo feitos ao município para adotar tal medida, que agora, em cumprimento a Termo de Ajusta de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, começa a ser posto em prática.

De acordo com Aron Lourenço, gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde Municipal, a medida é pertinente, pois os animais soltos nas vias públicas estão trazendo risco à saúde da população. “As apreensões já haviam começado, mas serão intensificadas e a Secretaria aproveita para solicitar aos donos dos animais que evitem deixá-los soltos pelas ruas”.

O período de guarda de animais apreendidos por parte do município é de 72 horas. “Depois disso serão sacrificados, e no caso de ovinos, caprinos, suínos e bovinos, serão doados a instituições de caridade”, informa Aron Lourenço. “Já expedimos ofício para o ministério público solicitando escolta policial para acompanhar  os laçadores quando da apreensão dos animais, queremos fazer tudo dentro da lei”, declarou.

 Da Assessoria de Comunicação