CMST aprova repúdio à PEC 37; promotoria alerta para baixa em conclusão de inquéritosA Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) aprovou nesta segunda-feira (27), por unanimidade, uma Moção de Repúdio a Proposta de Emenda a Constituição (PEC 37) que retira do Ministério Público o poder de investigação passando a ser uma prerrogativa exclusiva dos delegados de polícia. Os vereadores acabaram atendendo aos apelos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Antônio Rolemberg Júnior, que utilizou a tribuna para solicitar o apoio dos parlamentares. Apesar da fala mansa e pausada, o promotor não poupou críticas aos defensores da PEC 37.

“De todas as denúncias que chegam as delegacias apenas 7% dos inquéritos são concluídos. O resto vai para o lixo. O Ministério Público não quer ser polícia mas a gente quer investigar”, desabafou Rolemberg, acusando um grupo de deputados interessados na proposta. “São parlamentares do baixo clero, àqueles sem expressão, que querem capitanear este tipo de absurdo. A preocupação do Ministério Público não é corporativista”.

O promotor de Justiça aproveitou para mostrar a importância do MP para as pessoas de baixa renda. “Segundo a Fundação Getúlio Vargas, somos a terceira instituição mais respeitada do Brasil. Perdemos apenas para o Exército e a Igreja Católica”, acrescentou Rolemberg. A Moção de Repúdio aprovada pela Câmara de Vereadores será enviada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, ainda esta semana.