BPC convoca beneficiários para comparecer no INSS ou ligar no 135 - Imagem de Jeane de Oliveira
BPC convoca beneficiários para comparecer no INSS ou ligar no 135 – Imagem de Jeane de Oliveira

Com informações do fdr

Nos últimos meses o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) tem sido alvo de uma fiscalização mais rigorosa por parte do governo. Recentemente, mais de 300 mil titulares do auxílio tiveram seu cadastro bloqueado.

Para aqueles que tem interesse em buscar o desbloqueio e voltar e receber normalmente, se faz necessário entrar em contato através de ligação com o 135 ou então se dirigir até uma agência física do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Quem não procurar resolver sua situação, poderá ter o BPC suspenso de forma automática passado o prazo disponibilizado. De acordo com o governo, cerca de apenas 80 mil beneficiários voltaram a receber os pagamentos após regularização.

Até 90 dias para regularizar cadastro

Existem três prazos que podem afetar os titulares do BPC, sendo necessário que o indivíduo vá até um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua cidade para regularizar sua situação e evitar sanções negativas. Os prazos podem variar de acordo com a particularidade de cada beneficiário.

30 dias – bloqueio de pagamento para o beneficiário que não foi localizado;
45 dias – suspensão de pagamento para o beneficiário que foi localizado em cidades com menos de 50mil habitantes;
90 dias – suspensão de pagamento para o beneficiário que foi localizado em cidades com mais de 50mil habitantes.

Como consultar é necessário atualizar cadastro?

A consulta pode ser feita através do aplicativo Meu INSS, informar seu CPF e fazer a pesquisa.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como desbloquear o BPC em caso de bloqueio.

O desbloqueio da renda é feito pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). O contato para solicitar é o 135, número da central de atendimento por telefone do instituto. Segundo informações, o canal já recebeu quase 120 mil solicitações de desbloqueio do BPC.

Além dos contatos por ligação, outras 87 mil pessoas foram presencialmente às agências da Previdência Social. Até a última quarta-feira (20/11), quase 85 mil benefícios já haviam sido desbloqueados.