
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
No Brasil, dezembro é o mês dedicado a campanhas de conscientização da população sobre os cuidados com a pele, para prevenção do câncer. O Dezembro Laranja é uma iniciativa que busca ainda identificar precocemente o câncer de pele.
Diante deste cenário, o Programa Falando Francamente, da Tv Farol, recebeu nesta quarta-feira (4), a médica dermatologista, Dra. Cecília Leite.
No próximo sábado (7), a UPAE de Serra Talhada, realizará um multirão de atendimento, com consultas dermatológicas. A sede é no bairro Cagep.
“É através desta ação que identificamos vários pacientes com câncer e tratamos também. Então, os pacientes que tem tratamento clínico, a gente já faz, já orienta e os que têm tratamento cirúrgico, também a gente já encaminha para ser feito este tratamento cirúrgico, normalmente, um dia depois, ou em janeiro ou fevereiro, a depender da quantidade de pacientes que precisam de cirúrgia. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e por isto, acontece em nível nacional, com palestras, istribuição e amostras de protetor solar, análises de sinais diferentes ou em modificação, que não cicatrizarem, etc.” afirmou a dermatologista.
O evento contará com a participação dos estudantes do curso de medicina e de médicos especialistas.
“A demanda é espontânea, ou seja, por ordem de chegada, a gente tenta dar prioridade aos pacientes que são muito idosos, gestantes e as prioridades por lei mas, os pacientes que lá comparecerem, serão avaliados e ter o diagnóstico.” declarou a médica dermatologista
ATENÇÃO AOS SINAIS
- As pintas, em geral, não costumam ter sintomas e nem incomodam;
- Devem ser observadas, pintas que mudaram de cor ao longo do tempo;
- Sangramentos também podem indicar que algo está errado;
- Pintas que não estejam cicatrizadas também devem ser observadas;
“Infelizmente este é um câncer que mais cresce no Brasil e no mundo, então não é uma novidade, que é um dado crescente. A radiação solar é um fator que desencadeia o câncer de pele e a gente mora num país tropical, então apesar das orientações que são dadas, ainda tem muitos pacientes que não aderem a proteção solar, então, infelizmente, o número ainda vem crescendo e os estudos mostram que, até 2040, estes números ainda vão crescer bastante.” explica Dra. Cecília.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)